Simpósio debate causas e desdobramentos do desastre da Samarco


20 de junho de 2016


Cartaz APROVADO-01A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Observatório em Saúde do Trabalhador (Osat), realizará o Simpósio Desastre de Trabalho da Samarco na Bacia do Rio Doce: atualizando questões. O evento, aberto à comunidade, será às 8h do dia 27 deste mês, na sala 22, térreo da Faculdade.

Com o objetivo de discutir e atualizar as questões relativas ao rompimento das barragens da mineradora Samarco, o evento contará com a presença de membros de entidades e órgãos públicos como Ministério Público Federal, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Diretoria de Saúde do Trabalhador. Haverá duas mesas-redondas, intituladas Causas, impactos e desdobramentos do desastre, nas quais os expositores apresentarão análises do acontecimento, com perspectivas transdisciplinares. Após, terá um debate com participação de todos os expositores e o público.

O professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade, Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, coordenador do Simpósio junto com a professora Ada Ávila Assunção, diz que debater o acontecimento com diferentes enfoques é muito importante. “É imprescindível discutir esse tema a partir de perspectivas distintas, que mostrem as causas e impactos do desastre por pontos de vistas variados”, explica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.medicina.ufmg.br/osatevento, até as 18h do próximo dia 24 ou até que as 100 vagas sejam preenchidas. Os presentes receberão certificado de participação.

Confira a programação completa aqui.