Simpósio discute Medicina Baseada em Evidências no SUS

29 de outubro de 2014

Para que serve a medicina baseada em evidência e qual a sua interface com o Sistema Único de Saúde (SUS)? O assunto será debatido no II Simpósio Internacional de Farmacoeconomia no SUS, que acontece nos dias 10 a 12 de novembro, de 9h às 18h, na Faculdade de Farmácia na UFMG.

Os avanços do conhecimento no âmbito das avaliações de tecnologias em saúde e suas aplicações também serão temas discutidos. No evento, que contará com a participação de pesquisadores e professores das Universidades de Harvard e Minnesota, nos Estados Unidos, e de instituições como o National Prescribing Service, na Austrália, e instituto Karolinska, na Suécia. Além disso, haverá a participação de diversas instituições nacionais de ensino e de gestão em saúde, como Ministério da Saúde.

A iniciativa do Centro Colaborador do SUS da Faculdade de Farmácia da UFMG, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica e Programa de Pós-graduação de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG, é voltada para todos os profissionais que trabalham na área de saúde, pesquisadores e estudantes de pós-graduação interessados no tema. As palestras serão em inglês e português, com tradução simultânea.

Segundo o professor do Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da UFMG e coordenador do evento, Augusto Afonso Guerra Júnior, o objetivo do Simpósio é conhecer as estratégias e métodos utilizados internacionalmente para disseminar os resultados das avaliações em saúde e discutir a sua viabilidade no Brasil. Além disso, será uma oportunidade de atualizar os conhecimentos em assuntos relacionados à incorporação de tecnologias no SUS, o conflito entre o acesso aos medicamentos e a justiça e a disseminação de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

As inscrições para a programação do evento são limitadas e podem ser feitas pelo site do evento.

Mais informações:www.farmacoeconomiasus.com.br ou pelo e-mail farmacoeconomiasus@gmail.com.