Simulação de acidente abre Semana Nacional de Trânsito no campus Saúde

Ação de extensão representa oportunidade de capacitação, reflexão e discussão de um tema crucial de saúde pública.

15 de setembro de 2023 - ,

sa
Atividade é organizada pela Escola de Enfermagem, em parceria com o HC, o Corpo de Bombeiros e o Samu
Foto: Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem

Uma simulação de acidente de trânsito será realizada nesta terça-feira, dia 19, às 12h, no campus Saúde, como parte da campanha No trânsito, escolha a vida, dando início às atividades da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2023.

O enredo da simulação é o seguinte: um motorista de veículo de passeio transita desatento no interior do campus e atinge um motoboy. Na tentativa de desviar, atropela também um pedestre que atravessa distraído, ao celular e com fones nos ouvidos. Em seguida, bate em uma árvore e fica preso às ferragens.

Como enfatiza a professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde Karla Rona, coordenadora da atividade de extensão, a ação propicia aos alunos e profissionais de saúde um espaço de capacitação, reflexão e discussão.

“É um momento adequado para dialogarmos sobre a proteção à vida de condutores e todos os demais atores do trânsito que, devido à sua vulnerabilidade, podem se tornar vítimas das escolhas de terceiros. Os pedestres também precisam fazer sua parte, respeitando a sinalização, atravessando na faixa e evitando o uso de fones e celulares”.

A atividade é organizada pela Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com o Hospital das Clínicas, o Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais e o Samu.

Cultura de segurança
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos, no período de 18 a 25 de setembro. Especialmente neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

Com o tema No trânsito, escolha a vida, a mensagem das campanhas educativas deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem