Simulação valoriza ética no ensino da Medicina

19 de março de 2013

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 19, a nova ala do Laboratório de Simulação (LabSim) da Faculdade de Medicina da UFMG, no sexto andar da Unidade, como parte da estrutura do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes). A solenidade foi aberta a estudantes, professores e funcionários.

Inauguração da nova ala do Labsim ocorreu nesta terça, 19 de março

O espaço é equipado com manequins, peças que reproduzem a estrutura dos órgãos e tecidos humanos, e diversos aparelhos utilizados na prática médica. A coordenadora do Labsim, professora Maria do Carmo Barros de Melo, destacou que esta é uma maneira de o aluno praticar os procedimentos que realizará com os pacientes. “A simulação é essencial, já que a experimentação em pessoas é uma prática condenável do ponto de vista ético”, acrescentou o coordenador do Cetes, professor Claudio de Souza.

Para o aluno do 6º período, Eric Ávila, que participou da inauguração, o processo abrupto de passagem da teoria para a prática é complicado para o acadêmico de medicina. “O Laboratório de Simulação torna essa situação mais tranquila e permite que o aluno se sinta mais seguro no contato com o paciente, que é realmente a figura mais importante. A prática de simulação prévia é essencial para oferecermos o nosso melhor”, disse.

Para Eric Ávila, a simulação dá mais segurança ao estudante no contato com o paciente

Entre as habilidades desenvolvidas no Laboratório, estão práticas de ressucitação, recriando uma situação de parada cárdica, por exemplo, com uso de desfibrilador; simulações de partos e outros procedimentos cirúrgicos; medição de pressão e noções de anatomia, com o auxílio dos manequins e de recursos multimídia, desenvolvidos em parceria com o Centro de Informática da instituição.

A nova ala do Labsim conta com duas salas específicas para estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação por parte dos estudantes; uma sala de debriefing, onde o estudante revê o procedimento sob orientação e correção dos professores; um espaço para o estudo de semiologia; além de salas multiuso utilizadas também para reuniões.

Expansão

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Francisco Penna, disse estar orgulhoso por poder inaugurar este espaço dentro da Faculdade e destacou que projetos de expansão do Laboratório estão sendo discutidos. Entre eles, está a ocupação de um andar inteiro com instalações propícias para aulas de simulação, que possuem uma ampla aplicação no ensino de graduação, já que podem ser utilizadas em inúmeras disciplinas relativas a diferentes especialidades médicas. As novas ideias incluem, ainda, a inauguração de um Laboratório de Realidade Virtual em Saúde.