Sistema de dados será interrompido, no sábado

15 de setembro de 2010

No próximo sábado, 18, o Centro de Computação da UFMG – Cecom- vai interromper, entre 9h e 14h, a Rede Giga, sistema de transmissão de dados que interliga todos os prédios da UFMG. A interrupção impossibilitará que as unidades universitárias localizadas no centro da cidade acessem a internet ou as redes dos outros prédios. O serviço de telefonia não será cortado, mas podem ocorrer algumas falhas.

Intervenção
O motivo da paralisação da rede decorre de obra na avenida Carlos Luz, próxima ao shopping Del Rey, que rompeu cabos de fibra ótica da Rede Giga. O problema, que ocorreu nesse domingo, interrompeu os serviços de voz e de dados fornecidos às unidades que funcionam no centro da cidade.

Segundo o diretor do Centro de Computação (Cecom) da UFMG, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, a paralisação afeta o campus Saúde, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a Faculdade de Direito, a Escola de Arquitetura, o Conservatório UFMG, o Espaço do Conhecimento e o Centro Cultural.

A ruptura dos cabos foi provocada por trator contratado pela empresa Santa Cruz Acabamentos, que movimentou indevidamente área de passeio e, além da rede da UFMG, causou o rompimento de fibras da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar.

Foram adotadas, pela Cecom, medidas provisórias para contornar o problema. No entanto, ainda nesta semana, será realizada intervenção definitiva, que envolverá a UFMG, PBH e PMMG.

A Rede Giga tem capacidade para transferir informações a uma velocidade de um Gigabit por segundo (1Gpbs), ou seja, 1 bilhão de bits por segundo, além de tornar a comunicação entre computadores mais segura e uniformizar a capacidade de conexão de todas as unidades acadêmicas.

Redação: Cedecom/UFMG