Acesso interno

Spots avaliam experiência internacional no combate à pandemia

Especialista analisa quais países têm atuação positiva


07 de maio de 2020 - , , , ,


Os novos spots da série “Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus” procura descobrir se as experiências internacionais são eficazes e como podem ajudar o Brasil a controlar a covid-19 no país.

Na nova leva dos áudios curtos e informativos, o infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Renato Camargos Couto, vê como positiva as ações de Nova Zelândia e China, que já estão em processo de afrouxamento do isolamento social. De acordo com o docente, a estratégia desses países não foi achatar a curva de infecções pelo novo vírus, mas de acabar com a doença, optando pelo isolamento completo.

O bloqueio total, ou lockdown, consiste no isolamento mais restrito, em que a população só é autorizada a sair de casa para serviços essenciais, como ir ao mercado e às farmácias, e pode haver uso de força policial para a garantia do cumprimento da medida. Também há o bloqueio de ruas e estradas para controlar a circulação de pessoas. No Brasil, cidades do Maranhão e do Ceará já adotaram a medida.

Spots

De curta duração, os áudios foram criados pensando no compartilhamento pelas redes sociais. Os spots se somam à força-tarefa da Faculdade de Medicina da UFMG para produção de conteúdo de qualidade e que leve informação para maior número de pessoas, por meio de diferentes meios de comunicação. Novos áudios serão constantemente disponibilizados pelo Centro de Comunicação da Instituição por meio do site, Spotify, SoundCloud e também na página do programa Saúde com Ciência.