Trabalho na área de Patologia Clínica recebe prêmio


13 de setembro de 2012


O professor adjunto do departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, Leonardo de Souza Vasconcellos, foi premiado em primeiro lugar com o trabalho científico apresentado na forma de pôster no 46º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, o evento ocorreu em Salvador, entre os dias 4 e 7 de setembro, e contou com a participação de mais de 350 trabalhos.

Da esquerda para a direita: O coordenador da Comissão de Julgamento dos Temas Livres do 46º Congresso da SBPC/ML, Adagmar Andriolo, o presidente da SBPC/ML, Paulo Azevedo e o professor Leonardo Vasconcellos.

No trabalho intitulado “Ionograma de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva de Hospital Universitário: um olhar crítico” foi apresentada a análise de mais de 3,7 mil resultados de exames laboratoriais de íons séricos (sódio, potássio, cloro, magnésio, fósforo e cálcio) de pacientes internados no HC-UFMG, no período de novembro a dezembro de 2011.

A pesquisa contou com a participação de residentes de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas da UFMG e de alunos da graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

O professor Leonardo Vasconcellos é líder do Grupo de Pesquisa em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial da UFMG (GPPCML), equipe multidisciplinar constituída por professores e profissionais da Medicina e da Saúde em geral, além de estudantes da graduação e pós-graduação.