Acesso interno

Tratamento e diagnóstico do câncer de mama na pandemia são temas de seminário do HC


16 de outubro de 2020 - , ,


Imagem: HC UFMG

Estão abertas as inscrições para o seminário online “Câncer de mama: tratamento e diagnóstico na pandemia”, promovido pelo Setor de Mastologia do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, que irá apresentar os desafios do câncer de mama em tempos de pandemia, com destaque para o impacto dessa nova realidade no desfecho clínico. Serão duas mesas-redondas, das 14h às 16h, com participação de profissionais da área. O público-alvo são profissionais e estudantes da área da saúde, além de comunidade em geral. Haverá emissão de certificado. A transmissão será pelo canal do youtube do Centro de Telessaúde do HC-UFMG.

No Brasil, a estimativa do INCA para cada ano do triênio 2020-2022 é de 625 mil novos casos de câncer, sendo o câncer de mama o segundo mais prevalente, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Infelizmente, por causa do diagnóstico tardio e pela demora no início do tratamento, a taxa de mortalidade é de 16%.

Por isso mesmo, neste ano, o tema da campanha Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia é “Quanto antes, melhor”, que chama a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama, da adoção de um estilo de vida saudável e rastreamento a partir dos 40 anos de idade. Sendo a informação uma das armas da prevenção do câncer de mama, o movimento deste ano da SBM, que será online, conta com ações direcionadas para os hábitos que precisam ser adotados no dia a dia e que melhoram a qualidade de vida.

No HC-UFMG, em alusão à data, além do seminário online, um mural com perguntas e respostas sobre o câncer de mama será montado no hall do prédio principal. Já nas mídias sociais, uma campanha online irá promover o engajamento dos seguidores – estão previstos vídeos com depoimentos de pacientes curadas e uma live sobre saúde da mulher.

Clique aqui para se inscrever

Programação:

  • MESA 1: CÂNCER DE MAMA: DO RASTREAMENTO AO TRATAMENTO
    Moderador: Prof. Dr. Clécio Lucena – Chefe do Setor de Mastologia do HC-UFMG/ Prof. da Faculdade de Medicina da UFMG
  • RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO: Prof. Dra. Mônica Duarte, médica no HC-UFMG, com mestrado e doutorado em Saúde da Mulher – UFMG, professora de Mastologia – UNI-BH
  • TRATAMENTO CIRÚRGICO: Dra. Patrícia Lauria, médica do Serviço de Mastologia do HC/UFMG, mestre em Saúde da Mulher pela UFMG, Ginecologista e obstetra pela SBGO e Mastologista pela SBM
  • TRATAMENTO SISTÊMICO: Dr. Querino Pena Júnior, médico do Serviço de Cancerologia Clínica do HC-UFMG e da Oncoclínicas. Medicina Interna (SBCM) e Oncologia Clínica, membro SBOC, ASCO e ESMO.
  • MESA 2: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DO CÂNCER DE MAMA
    Moderadora: Maria de Fátima Seixas – Enfermeira do Setor de Mastologia do HC-UFMG – Ambulatório Jenny Faria.
  • CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO SETOR DE MASTOLOGIA: Leydiane Andrade Ferreira, enfermeira da equipe da Saúde da Mulher Jenny Faria – HC-UFMG, especialista em Oncologia Clínica pela CEGESP e em Enfermagem Obstétrica pela UFMG.
  • FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: Nazir Felippe Gomes, fisioterapeuta especialista em mastologia e oncologia, membro da equipe de mastologia e oncologia do Hospital Mater Dei.
  • PSICOLOGIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NO HOSPITAL E EM CASA: Grace Pereira dos Santos, mestre em psicologia pela UFMG, psicóloga nas clínicas de Mastologia, Oncologia de Adultos, Oncoginecologia, Clínica da Dor, Cuidados Paliativos, Coloproctologia e Dermatologia do HC-UFMG.