Três trabalhos da Faculdade de Medicina são premiados como destaques da UFMG


26 de outubro de 2020 - , , ,


Destaque de extensão foram anunciados pela pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga,  Imagem: Reprodução/YouTube.

Projetos da Faculdade de Medicina da UFMG receberam premiação em três diferentes categorias da 29ª Semana do Conhecimento UFMG. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 23 de outubro, e condecorou trabalhos desenvolvidos por estudantes da unidade como destaques acadêmicos, de iniciação científica e de extensão.

O evento foi realizado pela primeira vez em formato virtual, de 19 a 23 de outubro, com o tema Inteligência artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento. Um total de 2.526 trabalhos de estudantes da iniciação científica, graduação, pós-graduação e servidores técnico-administrativos foram apresentados nos 11 eventos e mostras que compuseram a Semana.

AVASCast

O projeto AVASCast, da Faculdade de Medicina, foi um dos nove trabalhos da UFMG que recebeu o prêmio de destaque de extensão. O projeto consiste na produção de podcasts com informações científicas e direcionadas tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral.

A inciativa é resultado de parceria inédita entre o AVAS 21 – programa da Diretoria da Faculdade para inserção da tecnologia no ensino, extensão e pesquisa na Faculdade de Medicina-, alunos de Medicina e o Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

“Tivemos o apoio da Diretoria e pudemos contar com o apoio e parceria do CCS, que nos orienta em cada episódio, nos dá feedback e orientações profissionais e nos ajuda a traçar estratégias de divulgação”, enfatiza a coordenadora do projeto e do AVAS 21, professora Rosália Torres.

Ela conta que a ideia do Avascast nasceu de um grupo de alunos e foi abraçada pelo Avas 21 desde 2018, quando o projeto foi apresentado no IV Seminário do Avas21 e, em setembro de 2019, quando foi realizado o primeiro episódio experimental sobre a aferição de aparelhos de medição da pressão arterial.

De lá para cá, mais de 20 episódios produzidos pelos estudantes já foram veiculados e também consistem em uma forma de auxiliar a população mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia.

Os episódios abordam temas sobre o atual cenário de saúde, como o combate à inatividade física durante a pandemia e os desafios para o ensino superior neste período, entre outros assuntos de relevância social e para a saúde como prevenção ao suicídio e combate à violência contra a mulher.

“O Avascast cresceu porque houve um grupo de alunos e professores que abraçaram a ideia, se entusiasmaram com o projeto, se dedicaram a ele e o conduziram com um nível de qualidade crescente”, comenta Rosália.

Para ela, o projeto é um exemplo de como as novas tecnologias da informação e comunicação podem trazer inovação na área da saúde em geral e do ensino, em particular.

A professora também destaca que o mérito da premiação é todo deste grupo e de cada uma das pessoas, professores e alunos, que fazem parte dele. “É um prêmio à criatividade, persistência, dedicação, cooperação e espírito de equipe.  Foi preciso acreditar, e isso fez toda a diferença”, celebra.

Como ouvir?

Os áudios são disponibilizados em diferentes plataformas (AnchorBreakerGoogle PodcastsPocket CastsRadioPublic e Spotify). Acompanhe as novidades também pelo site e Instagram.

Ficha técnica:
Integrantes da equipe: Alice Lanna; Álvaro Brandão; Anna Maria Oliveira; Augusto Ferreira; Arthur Farnese; Cristiana Leitão; Bruna Barbosa; Carolina Fernandes; Diogo Kamino; Driely Silva Amaral; Elke Nascimento; Fernando Torres; Gabriela Costalonga; Gabriela Oliveira; Gustavo Vargas; Helena Lima; Hugo Couto; Isadora Alves; Laura Parreiras; Laura Batista; Livia Passini; Ludimila Lages; Mariana Duarte; Mateus Viana; Paula Prado; Rafael Carneiro; Samuel Rosa; Samuel Morelli; Victor Vilas Boas.
Coordenação: Rosália Torres
Co-coordenação: Marco Túlio Gualberto Cintra
Orientação docente: Carolina Coimbra Marinho, Cristina Costa Duarte Lanna, Helian Nunes de Oliveira, Rosália Torres e Marco Túlio Gualberto Cintra.
Orientação técnica: Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

Destaque acadêmico

A pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, anunciou os projetos premiados na 24ª Semana de Graduação. Imagem: Reprodução/YouTube.

Na categoria destaque acadêmico, também foram premiados nove trabalhos, sendo um deles o “Contribuições do PET-Saúde para o desenvolvimento de competência comuns e colaborativas e para a construção da dupla identidade – profissional e interprofissional”, com coordenação conjunta e compartilhada entre a professora Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Denise Brandão de Oliveira e Britto, e a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Luciana Braga.

O trabalho se propõe a trabalhar a interprofissionalidade no contexto da promoção da saúde do adolescente, por meio do PET/Saúde- Interprofissionalidade. Um dos locais de atuação é o Centro de Saúde São Marcos. Nessa unidade de saúde, o grupo tutorial São Marcos desenvolve o projeto “Promoção de Saúde do Adolescente na Escola”, em parceria com a Escola Municipal José de Calazans, para aproximar o adolescente ao serviço de saúde.

O grupo tutorial é formado por estudantes e tutoras da UFMG, preceptoras do Centro de Saúde São Marcos e outros pontos da rede SUS-BH. Entre as atividades que já foram desenvolvidas, estão oficina a sobre “A utilização de práticas expressivas na abordagem à criança e ao adolescente na Atenção Primária” e cursos online no Portal AVASUS com as temáticas “Política LGBT”, “Trabalho com Grupos na Atenção Básica à Saúde” e “Nutrição na Adolescência”, que permeiam a prática em saúde e adolescência.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a  Saúde (PET-Saúde) integra uma estratégia do Governo Federal que visa a aproximação entre Universidade, Sistema Único de Saúde (SUS) e comunidade.

Destacam-se também trabalhos como a criação do “PetCast”, um podcast sobre uma experiência exitosas no PET e a construção de um cordel em formato de vídeo, que compila o percurso do grupo até o momento. Além disso, o projeto contribui para a divulgação de conhecimento sobre o tema adolescência por meio das redes sociais.

Segundo a equipe do projeto, a saúde do adolescente é um tema pouco abordado na formação acadêmica. O PET/Saúde – Interprofissionalidade contribui ao oferecer aos estudantes de diferentes cursos da área da saúde a oportunidades de aprenderem juntos para cuidar melhor, além de permitir a formação de profissionais mais sensíveis às demandas dessa faixa etária.

O grupo de estudantes e tutoras do projeto também avaliam que o prêmio veio em um momento especial.

“É quando, enfim, estamos entrando na escola e tendo contato com os adolescentes, após tantos percalços – entraves relacionados às secretarias de educação e saúde, paralisação e pandemia – mesmo que de forma remota, nessa fase que estamos vivendo”, relata o grupo em nota encaminhada ao Centro de Comunicação da Faculdade.

Ainda de acordo com a equipe, o reconhecimento dá estímulo a mais para continuar seguindo, apesar dos desafios, e mostra que estão no caminho certo.

“Após a submissão do trabalho na Semana do Conhecimento iniciamos as atividades, à distância, com os adolescentes do 8º ano da escola e agora nossas principais atividades referem-se à elaboração e realização das estratégias com temas diversos relacionados à adolescência”, contam os integrantes.

Ficha técnica:
Grupo Tutorial São Marcos

Tutoras: Denise Brandão de Oliveira e Britto e Luciana de Souza Braga
Preceptoras: Heloiza Telfânia de Assis Silva Figueiredo, Luciana Coimbra, Márcia Barbosa Pereira e Juliana do Carmo Reis
Estudantes: Beatriz Marques Boonen, Fernanda de Frias Campos, Juliana Rodrigues Peixoto Arruda, Lucas Assis Fernandes, Maria Alice Dias da Costa e Sayuri Hiasmym Guimarães Pereira dos Santos.

Destaque iniciação científica

Trabalho apresentado por Giuliana mostra comparação das características entre mulheres com câncer de mama e de colo de útero
Trabalho apresentado por Giuliana compara características entre mulheres com câncer de mama e de colo de útero. Imagem: Reprodução/YouTube .

Também da Faculdade de Medicina, o trabalho “Comparação das características socio-demográficas e clínicas de mulheres com câncer de mama e de colo do útero que se submeteram a tratamento ambulatorial no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais” foi premiado com menção honrosa na 29ª Semana de Iniciação Científica, evento que integra a Semana do Conhecimento.

O trabalho foi apresentado por Giuliana Elena Saragiotto e orientado pela professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Medicina da UFMG, Mariangela Leal Cherchiglia. O estudo compara características entre mulheres com câncer de mama e de colo de útero que se submeteram a tratamento ambulatorial no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. No Brasil, entre 2020 e 2022, é esperado o surgimento de 66 mil novos casos.

Leia mais sobre esse trabalho