UEM organiza o 3º Simpósio de Intercâmbio em Medicina da Rede CODEM-LP

03 de novembro de 2021 - ,

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organiza o 3º Simpósio de Intercâmbio em Medicina da Rede CODEM-LP. O evento será realizado das 13h às 17h (horário de Maputo, Moçambique).

O Simpósio é realizado pelo segundo ano consecutivo durante a pandemia de covid-19. O contexto da pandemia continua a desafiar os sistemas de ensino de medicina no mundo e, em particular, nos países lusófonos. Assim, este simpósio continuará a discutir os desafios enfrentados pelas Faculdades de Medicina da Rede CODEM-LP, bem como partilhar experiências de superação dos mesmos.

No dia 18 de Novembro de 2021, a cerimónia de abertura contará com a presença do Magnifico Reitor da UEM, Orlando Quilambo, do Ministro da Saúde, Armindo Tiago, e outras individualidades convidadas. O professor catedrático Jahit Sacarlal, diretor da FAMED-UEM e Presidente da Comissão Organizadora do 3º Simpósio irá apresentar o tema “Ensino Médico em Época de Pandemia”, seguida da palestra do professor Fausto Pinto intitulada “Desafios Futuros em Educação Médica”. Ainda no dia 18, seis Faculdades da Rede vão apresentar diversos temas relacionados ao ensino médico.

No dia 19 de Novembro de 2021, será discutida em mesa-redonda a “Situação de ensino Médico” nas 13 Faculdades da Rede. Esta mesa-redonda será moderada pelo professores Cesar Palha de Sousa (Diretor Adjunto Pedagógico da FAMED-UEM) e Isabel Calland Ricarte Bezerra (Vice-Diretora da FMUFRJ).

A cerimónia de enceramento será orientada pela Vice-Reitora Académica da UEM, Amália Uamusse, acompanhada pelo presidente do Comité Executivo da CODEM-LP, Fausto Pinto.

CODEM-LP

A CODEM-LP é uma rede internacional de 13 Faculdade de Medicina, de cinco países de Língua portuguesa (Angola, Brasil, Moçambique, Macau e Portugal), que tem como objetivos: promover o intercâmbio discente regular e avançado em graduação; co-tutela em pós-graduação e pesquisa com dupla titulação; intercâmbio e aperfeiçoamento docente e; a pesquisa e inovação com participação multilateral.

A Universidade Eduardo Mondlane, é a única em Moçambique participante da rede através da Faculdade de Medicina (FAMED-UEM) e co-fundadora da Rede junto com:

• Três Faculdades de Medicina de Portugal: Universidade de Lisboa (FMUL), Universidade de Coimbra (FMUC) e Universidade do Porto (FMUP);
  • Sete Faculdades de Medicina de Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro (FMUFRJ); Universidade de São Paulo (FMUSP); Universidade de São Paulo- Ribeirão Preto (MFRP-USP); Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FMUFRGS), Universidade Federal de Ceará (FMUFC); Universidade Federal de Bahia (FMUFB);
  • Uma Faculdade de Medicina de Angola: Universidade Agostinho Neto (FMUAN) e;
  • Uma Faculdade de Medicina de Macau: University of Science and Technology (FM-MUST).

Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane