UFMG altera regras para registro e matrícula de calouros durante a pandemia

Candidatos que não puderem comparecer aos procedimentos de validação da condição de deficiência e de heteroidentificação ainda neste mês poderão fazê-lo no próximo semestre letivo

14 de julho de 2020 - , , , , ,

Candidatos à espera de avaliação pelas bancas de heteoidentificação e de verificação de condição de deficiência em chamada do Sisu em edição anterior. Foto: Foca Lisboa / UFMG

Calouros selecionados pelo Sisu que precisam se submeter aos processos de verificação de sua condição de deficiência e de heteroidentificação para efetuarem registro acadêmico e matrícula na UFMG poderão escolher entre comparecer presencialmente na próxima chamada (27 a 30 de julho) ou se registrar no período letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram classificados.

A medida consta do termo de retificação do edital do processo para acesso aos cursos de graduação em 2020 pelos candidatos selecionados pelo Sisu. A retificação, publicada nessa segunda-feira, dia 13, na página do Sisu UFMG, contempla o item 8 do edital, que trata exatamente do registro acadêmico e da matrícula em atividades curriculares.

Os processos de validação de deficiência e de heteroidentificação – complementar à autodeclaração feita por candidatos negros – são realizados presencialmente, mas os candidatos impedidos por alguma medida de distanciamento imposta pela pandemia de covid-19 podem optar por cumprir esse procedimento apenas no semestre letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram selecionados.

“Eles farão o registro acadêmico via internet e serão convocados para complementar os procedimentos previstos em edital para ingresso na UFMG”, afirma a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Inez Corrêa de Souza Pires.

Segundo ela, os candidatos desses dois grupos receberão um e-mail com as orientações e o pedido de manifestação. “Eles deverão preencher esse documento informando a opção e devolvê-lo também por e-mail ao DRCA”, informa Mara Pires. O termo também ficará disponível na página do Sisu UFMG.

Próxima chamada

Cinquenta e dois candidatos deverão passar pela banca de heteroidentificação e outros três pela de verificação e validação da condição de deficiência na próxima chamada – a quinta da lista de espera do Sisu –, que está agendada para o período de 27 a 30 de julho, nos campi Pampulha e Montes Claros. A lista de classificados, as instruções para registro e matrícula e a escala de atendimento serão divulgadas em breve pelo DRCA, também na página Sisu UFMG.

Os candidatos que optarem por comparecer aos dois procedimentos no fim deste mês deverão seguir o protocolo de segurança e saúde que será divulgado na página eletrônica do Sisu UFMG. O estudante que se recusar a cumprir as medidas será eliminado e perderá o direito à vaga.

Os processos

Pessoas que necessitem confirmar sua condição declarada (deficiência ou étnico-racial) devem fazê-lo pessoalmente, não podendo ser representados por procuração, correspondência ou qualquer meio digital. Os classificados com menos de 18 anos devem comparecer acompanhados de seu representante legal.

Candidatos que se declaram negros devem passar pela Comissão Complementar à Autodeclaração (heteroidentificação) em data e horário agendado. O procedimento é executado por comissão formada por grupos de cinco membros designados pela Reitoria, entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, devidamente capacitados na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento do racismo. Saiba mais sobre o processo neste vídeo produzido pela TV UFMG:

Já os aprovados que precisam confirmar sua condição de deficiência devem apresentar um relatório do seu médico com a indicação do código correspondente na Classificação Internacional de Doenças (CID) e se submeter à entrevista e análise por uma banca de verificação designada pela Reitoria da UFMG.

Registro online

Todos os candidatos, inclusive os selecionados pela modalidade de livre concorrência e os cotistas que não precisam passar pelas bancas de heteroidentificação e de verificação e validação da condição de deficiência, deverão providenciar a entrega de documentos e o registro acadêmico e matrícula inicial pela internet. “Nosso sistema foi adaptado para que os candidatos façam o upload de todos os documentos exigidos no momento do registro on-line”, informa Mara Pires.

Também nessa segunda-feira, o DRCA divulgou  o cronograma de retomada de atividades do registro acadêmico na UFMG.

(Flávio de Almeida / Centro de Comunicação da UFMG)