UFMG assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Iniciativas do MP, com apoio de outros órgãos públicos, visam envolver municípios mineiros em esforço para aumentar taxas de imunização.

19 de abril de 2023 - , , ,

Medicina representou a Universidade. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

A UFMG assinou nesta quarta-feira, 19 de abril, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (MP). A cerimônia ocorreu durante evento na Faculdade de Medicina, com a presença de autoridades do Governo do Estado de Minas Gerais, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Universidade.

Assinou pela UFMG a diretora da Faculdade, professora Alamanda Kfoury. Participaram do evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e a reitora da UFMG, Sandra Goulart.

O governador abordou o papel da ciência e a busca de formas democráticas de melhorar a vacinação. “Quem é da minha época lembra das campanhas de meningite e poliomielite, com grandes avanços. Como em toda democracia, surgiram grupos contrários, mas a ciência deve prevalecer”, afirmou.

Romeu Zema ainda parabenizou a iniciativa do MP. “Temos condições de avançar com diálogo e conscientização”, completou.

Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

A reitora da UFMG lembrou que a Universidade foi considerada a melhor federal do país e que a vacinação é um tópico importante dentro da instituição. “A primeira vacina 100% brasileira é da UFMG, é mineira. Nós somos uma federal que é fortemente vinculada ao estado, tanto pelas unidades no interior, quanto por iniciativas como o Internato Rural”, disse, em referência ao estágio em saúde coletiva dos alunos de Medicina.

Alamanda Kfoury, diretora da unidade, reforçou o papel das instituições de ensino nessa corrente. “Tudo começa com a educação. É nosso papel promover as boas práticas de saúde, como a vacinação, que evita doenças preveníveis. Sempre fizemos parte da vanguarda com pesquisas, incluindo vacinas, e estamos felizes em aderir a essa campanha”, celebrou a diretora.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma ação do Conselho Nacional do MP, por iniciativa da Comissão da Saúde. A ação foi lançada em novembro de 2022, com o propósito de conscientizar acerca da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

O evento na Faculdade fez parte de uma série de ações do MPMG em prol da vacinação. Além da entrada da UFMG no Pacto, o MPMG lançou a campanha #BoraVacinar e o selo Bora Vacinar, concedido conjuntamente com o Governo de Minas Gerais a municípios do estado que alcançaram as metas de vacinação de crianças entre zero e dois anos de idade.

Para o procurador-geral, Jarbas Soares Júnior, o MP deve trabalhar com inteligência e sabedoria nas fiscalizações dos órgãos públicos e no apoio à saúde pública. “Buscamos resolver conflitos de maneira extrajudicial, como nesse caso, com atuação conjunta visando reverter a queda das coberturas vacinais. É uma realidade grave, que não pode ser aceita pelas instituições públicas. Devemos potencializar esforços nessa luta”, definiu.

No lançamento, foram certificados 286 municípios, divididos entre as categorias Ouro e Prata. O objetivo da iniciativa é fomentar ações no âmbito municipal para aumento da cobertura vacinal, contribuindo assim para a prevenção de doenças imunopreveníveis e evitando a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

Confira fotos: