UFMG e Fundep lançam iniciativa para acelerar desenvolvimento de serviços laboratoriais

Programa Outlab vai apoiar equipes de laboratórios da Universidade a expandir suas soluções para a sociedade, aprimorando áreas de negócios e parcerias

12 de junho de 2019 - , , , , ,

Contribuindo para que a impulsão do conhecimento gerado nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) se transformem em produtos e serviços de empresas para a sociedade, a UFMG e a Fundep lançam o Outlab: programa exclusivo para laboratórios da Universidade, que visa acelerar as parcerias e conexões com empresas e potencializar a ampliação de suas atividades.

“Transformar as pesquisas científicas em produtos comercializáveis é um processo longo, envolve diversas etapas e muitos riscos. O programa Outlab foi idealizado a partir da identificação de entraves nessa fase de transformação. A proposta é ajudar a capacitar os laboratórios da UFMG nesse processo de aproximação das ICTs com o setor empresarial”, diz o pesquisador e professor Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep.

Para o pró-reitor de pesquisa da UFMG, Professor Mário Fernando Montenegro Campos, os resultados das pesquisas têm grande potencial de impacto para a sociedade. “A UFMG apresenta ampla e diversa infraestrutura laboratorial onde são conduzidas pesquisas na fronteira do conhecimento. Os resultados dessas investigações científicas frequentemente apresentam grande potencial de se tornarem produtos ou serviços inovadores de expressivo impacto para a sociedade. Essa iniciativa inovadora em parceria com a Fundep tem exatamente esse objetivo: auxiliar os pesquisadores nessa tão necessária, mas desafiadora transposição”, explica.

O programa

A iniciativa não envolve custos para os laboratórios e consiste no cumprimento de um cronograma de nove semanas para a implementação de metodologias de vendas e sensibilização para o potencial comercial dos laboratórios. O programa aborda quatro áreas específicas: mercado, serviço, venda e pós-venda. A agenda contempla palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentores (profissionais especializados para o acompanhamento), bem como bancas para avaliação e feedback dos resultados.

“Por meio de imersão, teórica e prática, a iniciativa tem como objetivo aguçar o desenvolvimento de inovações no ambiente empresarial, agregar de valor na atividade econômica dos participantes e incentivar o surgimento de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador, visando acessar recursos fundamentais para a manutenção e aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa”, explica a coordenadora do Outlab, Rayza Resende.

Para a coordenadora, o programa tem caráter inovador por seu processo de imersão voltado especialmente para coordenadores de projetos e pesquisadores. “O programa tem o foco na conexão entre Universidade e o setor empresarial, por meio dos laboratórios. O grande diferencial é que a atividade não privilegia a geração de novas ideias. Ela visa a escalabilidade de soluções que já existem e estão em desenvolvimento. O método visa expandir o lado comercial dos laboratórios em que a equipe irá aplicar os aprendizados para alavancar os serviços”, explica Rayza.

Um laboratório será selecionado pelos avaliadores do programa de aceleração e terá como premiação acompanhamento e mentoria com a equipe do Outlab pelos seis meses subsequentes do seu fluxo de cadência comercial.

Como participar – inscrições

No ato da inscrição, o coordenador do laboratório deverá indicar de um a dez integrantes da equipe para as atividades de imersão. Clique aqui e acesse o edital.

Inscrições para seleção até 19 de junho, preenchendo o formulário neste link.

O processo de aceleração ocorrerá de 24 de junho a 20 de agosto de 2019.

Mais informações: www.programaoutlab.com.br

Expertise em aceleração de negócios de alto impacto

Idealizado como o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, o Outlab é uma realização da UFMG e da Fundep. Sua proposta é baseada na expertise da Fundep de mais de quatro anos em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo. Com isso, foram selecionados experientes mentores e criada uma metodologia específica, baseada no funil de vendas e na realidade de cada iniciativa para garantir a prospecção ativa dos potenciais clientes.

Redação: Fundep