UFMG inicia processo de consulta à comunidade para elaboração do PDI 2024-2029

Novo Plano de Desenvolvimento Institucional, o ‘PDI do centenário’, é oportunidade para reflexão e projeção da ‘Universidade que queremos’.

06 de julho de 2023 - ,

Monumento ao Aleijadinho, um dos ícones da paisagem do campus Pampulha:
Monumento ao Aleijadinho, um dos ícones da paisagem do campus Pampulha: reflexão coletiva sobre a UFMG. Foto: Foca Lisboa | UFMG

A UFMG deu início ao processo de consulta à comunidade universitária que vai subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2029. Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes poderão fazer suas contribuições em audiências públicas, em conversas no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas e em mensagens por e-mail (pdi2024-2029@ufmg.br).

Em site criado especialmente com essa finalidade, estão disponíveis para consulta os diversos capítulos do PDI 2018-2023, que poderão dar base às contribuições. Comissão formada por gestores, docentes, técnicos e estudantes vai sistematizar as sugestões, que deverão ser enviadas até 4 de setembro. O documento final será apresentado em novembro ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Universitário.

“Esse momento de consulta à comunidade é uma oportunidade especial para uma reflexão coletiva na UFMG. Este será o ‘PDI do Centenário’, já que a Universidade completa 100 anos em 2027, no período de vigência do documento. É hora de pensar na história da instituição e projetar o futuro com base na UFMG que queremos”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “Para isso, a participação ampliada da comunidade universitária na elaboração do PDI é fundamental”, defende.

Transparência e planejamento
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é documento obrigatório para credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Ministério da Educação (MEC). Essa obrigatoriedade tem o duplo objetivo de aumentar a transparência no relacionamento com outras instituições e com a sociedade em geral e consolidar as bases em que se fundamentam o planejamento e a gestão interna da instituição.

Assessora especial da Reitoria e presidente da comissão que conduz os processos de consulta e de elaboração do Plano, a professora Benigna Oliveira ressalta que o PDI é importante instrumento de planejamento institucional, pois se constitui em registro histórico da instituição e explicita os valores que regem o cumprimento da missão da Universidade. “O Plano é também referência para avaliação interna e externa e verificações por parte dos órgãos de controle e requisito para adesão a programas do governo federal,”, diz Benigna.

A UFMG elaborou três Planos de Desenvolvimento Institucional: PDI 2008-2012PDI 2013-2017 e PDI 2018-2023.

Subsídios
Além dos capítulos do PDI ainda vigente, outros  documentos podem subsidiar as contribuições da comunidade universitária, como os relatórios de gestão e os relatórios de autoavaliação institucionalO site criado para a consulta também reúne informações sobre cronograma, mecanismos de participação, documentos e notícias sobre o andamento do processo de discussão.

A comissão é formada por Benigna Oliveira, Carlos Mendonça, ambos assessores especiais da Reitoria, Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional, Micheline Souza, diretora adjunta de Avaliação Institucional, Daniele Zárate, representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Hugo Cerqueira, que integrou a comissão à frente do processo de elaboração do PDI vigente hoje, e os representantes no Cepe das câmaras de Graduação, Cristiano Rodrigues, de Pós-graduação, Leidivan Frazão, de Pesquisa, Raquel Ferreira, e de Extensão, Marília Paiva. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) vai indicar dois discentes. A composição da Comissão contempla a diversidade das áreas do conhecimento e da comunidade universitária.

30 de agosto: audiências públicas nos campi Pampulha e Saúde
1º de setembro: audiência pública no campus Montes Claros
Até 4 de setembro: encaminhamento de contribuições individuais e de propostas das unidades acadêmicas e administrativas
Outubro: entrega da versão final