UFMG inicia treinamento de uso do VoIP

11 de março de 2009

Como parte do processo de integração dos serviços das redes de dados e de telefonia na UFMG, já está em funcionamento o serviço VoIP (voz pela Internet).

Com o início da segunda etapa do Projeto VoIP, os usuários do portal minhaUFMG podem utilizar números individualizados para suas conversações telefônicas originadas de computadores e destinadas a telefones convencionais ou outros computadores.

No início de 2008, a ATI (Diretoria de Tecnologia da Informação) e o Cecom (Centro de Computação) liberaram o DDD Facilitado UFMG, primeira etapa do Projeto VoIP. A utilização do ramal 3333 tornou possível fazer ligações de longa distância, gratuitas, dos ramais fixos da Universidade, para instituições integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como o MEC, o MCT, o CNPq, a Finep e a quase totalidade das instituições federais de ensino superior.

Algumas das principais vantagens trazidas pelo VoIP da UFMG são a mobilidade (é acessível de qualquer ponto da Internet, de qualquer ramal interno e telefones externos), a economia (a maioria das ligações é gratuita) e a integração (o acesso a instituições parceiras é mais ágil e criam-se mais opções de contato entre pessoas da comunidade).

A UFMG integra o projeto VoIP 4All, que reúne diversas instituições no país.

Para conhecer o serviço VoIP e começar a usá-lo, basta aos usuários clicar no link específico em seu ambiente pessoal no portal minhaUFMG, escolher seu número e seguir as instruções de uso. A utilização do serviço exige autorização superior.

O Cecom vai organizar, a partir de março, apresentações práticas voltadas a disseminadores dos recursos. Serão treinadas todas as secretárias dos órgãos administrativos, unidades e departamentos acadêmicos. Em caso de dúvida, a equipe do Cecom está disponível no e-mail voip@cecom.ufmg.br.

Outras informações: www.voip.ufmg.br.

(Com Cedecom / UFMG)

Treinamento na Medicina: Início de abril. Salão Nobre. Dirigido aos campus Saúde, Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito da UFMG. Aguarde novas informações.