Professores da Medicina UFMG debatem busca pelo tratamento da covid

Evento virtual ocorre na próxima quinta-feira, dia 9 de julho, às 19h.

06 de julho de 2020 - ,

Em quatro meses, o Brasil saltou de um caso para mais de 1,5 milhão de casos de covid-19, doença provocada pela contaminação do novo coronavírus. O país é o segundo do mundo em número de mortes e registros de contaminações, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde o início, há uma corrida pela imunização, mas há também o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) chama de infodemia: informações sem fundamentação científica com promessas de cura circulando principalmente pelas redes sociais. O que fazer diante desse ambiente de desinformação?

Para conversar sobre medicamentos, pesquisas e ações na busca por caminhos para o enfrentamento desta pandemia, o UFMG Talks em casa recebe na próxima quinta-feira, dia 9 de julho, às 19h, os professores do Departamento de Clínica Médica da UFMG Unaí Tupinambás e Tom Ribeiro.

Médico infectologista, Unaí Tupinambás está na linha de frente atuando nos comitês de enfrentamento da pandemia da covid-19 tanto na UFMG quanto na Prefeitura de Belo Horizonte. Médico cardiologista, Tom Ribeiro é o coordenador do projeto TeleCovid-19, que é um programa de saúde digital para reconhecimento, atendimento e monitoramento dos pacientes com covid-19. Atualmente, Ribeiro desenvolve uma pesquisa que analisa o aumento de mortes por problemas cardiovasculares durante a pandemia em seis capitais brasileiras.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página do CCBB BH no Facebook (fb.com/ccbb.bh). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Unaí Tupinambás atua nos comitês de enfrentamento da pandemia da Covid-19 tanto na UFMG quanto na Prefeitura de Belo Horizonte. Possui graduação em Medicina (1986), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Infectologia e Medicina Tropical, ambos concluídos na UFMG. É assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Atualmente, além de coordenar projetos de extensão e pesquisa para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, também conduz estudos para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV.

Cardiologista e professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Tom Ribeiro é coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e do projeto TeleCovid-19, que é um programa de saúde digital para reconhecimento, atendimento e monitoramento dos pacientes com Covid-19. É um dos autores de uma pesquisa que analisa o aumento de mortes por problemas cardiovasculares durante a pandemia em seis capitais brasileiras. Concluiu a graduação (1988) e o doutorado (1996) pela UFMG, onde é subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical. Presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia (2019-2021), pesquisador 1A do CNPq, pesquisador visitante da Universidade de Southampton (2017-2020) e editor associado das revistas BMJ Heart e Journal of Electrocardiology.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próximas edições

Anote na agenda! No dia 16 de julho, o UFMG Talks em casa vai abordar os impactos econômicos da pandemia da covid-19. Os convidados são os professores Débora Freire e Frederico Jayme Jr., ambos da Faculdade de Ciências Econômicas. E no dia 23 de julho, o tema será educação num debate com o professor emérito Chico Soares e a professora Maria José Flores, da Faculdade de Educação.