UFMG Talks debate enfrentamento à Covid-19

29 de junho de 2020

Em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, o UFMG Talks adaptou-se ao formato on-line para discutir temas relacionados à pandemia do novo coronavírus. Os convidados da primeira edição, no dia 2 de julho de 2020, são os professores Flávio Guimarães da Fonseca e Thaís Paiva, que vão conversar sobre vacinas e as projeções em curto e longo prazos relacionadas à Covid-19.

Originalmente gravado no teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, o programa agora poderá ser acompanhado em casa, em sintonia com as restrições de convívio social. Uma vez por semana, às quintas-feiras, a partir das 19h, pesquisadores da UFMG apresentarão suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

Na pauta, temáticas que abordam como o mundo vem se adaptando à nova realidade imposta pelo distanciamento social, as tentativas de controlar o avanço desse inimigo invisível e a busca por respostas para a pergunta: quando a nossa vida volta ao normal? Os desafios enfrentados pela economia, como os profissionais estão lidando com o teletrabalho, saúde mental e as perspectivas na educação são alguns dos temas que serão abordados.

Na primeira edição do UFMG Talks em casa, no dia 2 de julho, os professores Flávio Guimarães da Fonseca e Thaís Paiva discutem como suas pesquisas contribuem para o enfrentamento desta pandemia.

Professor do Departamento de Microbiologia e um dos pesquisadores à frente do CT Vacinas, Flávio Guimarães da Fonseca apresentará as perspectivas em torno da vacina contra a Covid-19, em quanto tempo e quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos cientistas. Ele falará sobre os projetos vacinais mais adiantados no mundo e como andam os estudos brasileiros, incluindo o da UFMG.

Professora do Departamento de Estatística, Thaís Paiva é uma das pesquisadoras que lideram o projeto CovidLP, aplicativo que reúne previsões de curto e longo prazos para a pandemia em vários países. Com base em dados coletados diariamente sobre casos confirmados e mortes, ela apresentará previsões de quando a curva atingirá o seu pico e quando perderá força, análises que envolvem uma modelagem estatística de larga escala.

UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página do CCBB BH no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Descrição Imagem
Primeira edição do UFMG Talks em casa discute as perspectivas para termos uma vacina contra a Covid-19Marcílio Lana / UFMG

Convidados

Professor do Departamento de Microbiologia da UFMG, Flávio Guimarães da Fonseca é integrante do CT Vacinas, centro de pesquisa em biotecnologia localizado no BH-TEC numa parceria com o Instituto René Rachou da Fiocruz-Minas. É também integrante da Rede Vírus, núcleo criado pelo Governo Federal para o combate ao Covid-19. É graduado em Ciências Biológicas (1993), com mestrado (1996) e doutorado (2000) em Microbiologia pela UFMG. Fez pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH), em Bethesda, nos Estados Unidos, e no Centro de Pesquisas René Rachou, em Belo Horizonte. Suas pesquisas dão ênfase às áreas de Vacinologia e Virologia. Antes da pandemia, ele trabalhava no desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.

Professora do Departamento de Estatística da UFMG, Thaís Paiva participa do projeto CovidLP, um aplicativo com previsões de curto e longo prazos para a pandemia da Covid-19. Na UFMG, graduou-se em Ciências Atuariais (2008) e fez mestrado em Estatística (2010). Obteve o doutorado em Estatística na Duke University (EUA), em 2014, e retornou para a UFMG para fazer o pós-doutorado (2014-2015). Em suas pesquisas, trabalha com inferência bayesiana, incluindo simulação de dados sintéticos para bases de dados confidenciais, e métodos de imputação para dados ausentes.

Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom)