UFMG Talks em casa discute as sequelas e os tratamentos de reabilitação pós-covid

Mesmo em casos moderados da doença, muitos pacientes depois de recuperados reclamam de fadiga, cansaço e falta de ar. A próxima edição do UFMG Talks em casa recebe a professora Carolina Marinho, da Medicina, e o professor Marcelo Velloso, da Fisioterapia, para falar sobre tratamentos de reabilitação

17 de agosto de 2020

Os números associados à covid-19 são assustadores. São mais de 21 milhões de casos e perto de um milhão de mortes. Outras 14 milhões de pessoas contraíram o novo coronavírus e parecem ter passado pelo Sars-Cov-2. Mas podemos dizer que elas estão curadas?

Um número expressivo de pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus, incluindo casos moderados da doença, reclamam de cansaço, fadiga e falta de ar após a cura. E não se sabe ainda por quanto tempo esses sintomas podem perdurar. Em casos mais graves, há ainda relatos de fibrose pulmonar, síndrome pós-UTI pelo uso prolongado da ventilação mecânica, e ainda alterações no coração, rins, intestino, sistema vascular e até no cérebro.

Para conversar sobre sequelas e terapias para a reabilitação de pacientes que tiveram covid-19, a próxima edição do UFMG Talks em casa vai receber a professora Carolina Marinho, da Medicina, e o professor Marcelo Velloso, da Fisioterapia.

Professora do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Carolina Marinho é médica intensivista e coordena um projeto que avalia pacientes curados que tiveram a forma grave da covid-19. Professor do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Marcelo Velloso é o idealizador de um projeto de Reabilitação Pulmonar que atende pacientes do grupo de risco e recuperados do novo coronavírus.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

UFMG Talks em casa
Pós-covid: As sequelas e os tratamentos de reabilitação
Data: 20 de agosto às 19h
Convidados: Carolina Marinho e Marcelo Velloso
Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube

Convidados desta edição

Professora do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Carolina Marinho é preceptora da residência em Clínica Médica do Hospital das Clínicas da UFMG, tem experiência em Medicina Intensiva e pesquisa doenças infecciosas e parasitárias. É graduada em Medicina (1997) pela UFMG com residência em Clínica Médica no Hospital João XXIII (FHEMIG) e em Terapia Intensiva pelo Hospital Luxemburgo. Possui mestrado e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG. É coordenadora de um projeto de pesquisa de avaliação longitudinal de pacientes que tiveram a forma grave da covid-19 e também atua em um projeto de educação à distância para a formação de profissionais de saúde durante pandemia.

Professor do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Marcelo Velloso atua principalmente nas áreas de fisioterapia respiratória, reabilitação pulmonar e fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É orientador no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em CIências da Reabilitação da UFMG. Possui graduação em Fisioterapia (1992) pela UNESP, especialização em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (1994) pela USP, mestrado em Reabilitação (1998) e doutorado em Ciências (2004), ambos pela UNIFESP. Concluiu o pós-doutorado em Fisioterapia na University of Sidney, na Austrália (2015). É o idealizador do projeto de Reabilitação Pulmonar do Departamento de Fisioterapia da UFMG, que atende pacientes com doenças pulmonares crônicas de forma remota através de chamadas de vídeo e ligações telefônicas.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

UFMG Talks e Centro de Comunicação da UFMG