Preemie-Test: trabalho pioneiro da Faculdade é finalista em prêmio da Editora Abril

Etapa de votação popular vai até 25 de outubro


19 de outubro de 2018


Etapa de votação popular vai até 25 de outubro

Método pioneiro que permite identificar a idade gestacional de bebês com maior precisão é finalista do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. Após passar pelo crivo do júri técnico da premiação, o trabalho, desenvolvido por equipe da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da UFMG, está aberto para votação popular. A etapa acontece até 25 de outubro e irá eleger o vencedor de cada uma das categorias da premiação.

Dispositivo identifica a idade gestacional usando luz LED. Foto: Arquivo Pessoal

O finalista “Preemie-Test – Detecção da prematuridade através da interação entre a luz e a pele neonatal” é coordenado pela professora da Faculdade de Medicina e coordenadora do Centro de Informática e Saúde da Unidade, Zilma Reis. O projeto consiste no desenvolvimento de dispositivo que permite avaliar a idade gestacional do bebê ao nascer por meio de um sensor que capta luz de LED.

A maior precisão da idade gestacional ajuda a salvar vidas, principalmente em locais com menos recursos. Isso porque tecnologias que fazem imagens detalhadas dos bebês no ventre materno, como o ultrassom, nem sempre estão ao alcance de todas as mães. Com isso, os médicos não contam com uma informação importante na hora do parto: a idade gestacional do bebê.

Por ser de baixo custo, prático e portátil, o dispositivo pode auxiliar a detectar a idade em diferentes cenários de parto pelo mundo e com maior precisão que outros métodos já utilizados. Além disso, bebês prematuros precisam de cuidados especiais, já que podem apresentar complicações como baixo peso e problemas respiratórios. E, quanto mais exata a idade de gestão, mais satisfatório será suporte ao recém-nascido.

Para participar da votação popular, acesse à página da premiação.

Premiação

O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica foi criado para descobrir, prestigiar e divulgar projetos brasileiros que valorizam o desenvolvimento e a implementação de novas ideias, práticas e tecnologias nas áreas acadêmica, clínica, laboratorial e assistencial. A avaliação do júri selecionou três trabalhos finalistas por categoria, que passarão por etapa de votação popular. A etapa tem peso menor que o da análise dos jurados.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em uma cerimônia especial, que será realizada no dia 5 de dezembro. Todos os finalistas e vencedores serão temas de conteúdos na revista “Saúde” e em outras publicações da Abril.