Usuários de e-mails institucionais da Faculdade de Medicina devem atualizar cadastro

Informações serão solicitadas por e-mail com um link para questionário online. Ação é necessária para quem deseja continuar tendo acesso a esses e-mails, devido a mudança no suporte.

12 de abril de 2022 - , , , , ,

A partir de hoje, 12 de abril, o Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina da UFMG inicia uma campanha para orientar os professores, servidores técnicos-administrativos e funcionários sobre as mudanças com os e-mails institucionais com final @medicina.ufmg.br. Até 26 de abril, os usuários devem atualizar seus cadastros, preenchendo um formulário individual online, cujo link será enviado por e-mail, tendo o Cins como remetente.

Ao clicar no link recebido, haverá o redirecionamento para um endereço seguro (com cadeado) da própria Faculdade. Os trabalhadores vão informar os dados personalizados, como nome, função na UFMG e login do MinhaUFMG. Não será necessário fornecer senha de nenhum serviço neste formulário. Os setores da Faculdade não receberão esse formulário, pois o próprio Centro de Informática fará a atualização do cadastro.

Aqueles que tiverem algum problema com o recebimento desta mensagem ou outra dúvida podem entrar em contato com o Centro pelo cinsistemas@medicina.ufmg.br.

Atenção: Não será necessário fornecer senha de nenhum serviço no formulário.

A resposta ao questionário é imprescindível para quem deseja continuar usando os e-mails institucionais @medicina.ufmg.br. Esta é uma ação necessária para que as caixas de e-mail @medicina.ufmg.br sejam direcionadas à administração central, visando menor instabilidade com o serviço, assim como ocorreu no período de 8 a 13 de março, em que Instituição ficou off-line, devido a um problema no servidor interno de dados. “O serviço ficou muito tempo fora do ar. Para se ter ideia, quando se envia um e-mail, o servidor fica tentando entregá-lo por um tempo, mas não por cinco dias. Ou seja, o que foi enviado para os e-mails institucionais durante esse tempo, não foi entregue mesmo depois que o sistema voltou a funcionar”, explica Alexandre Nascimento, coordenador de Tecnologia da Informação do Cins.

Ele conta que, após o ocorrido, o Centro de Informática em Saúde e a Diretoria da unidade se reuniram com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFMG, solicitando que, dentre outras medidas, o servidor de dados central da Universidade abarcasse os e-mails da Faculdade. De acordo com Alexandre, a Medicina é umas das poucas unidades que não usam esse serviço de forma centralizada no Campus, porque antes não havia a ligação de fibra ótica entre os campi Saúde e Pampulha, o que fazia com que a velocidade fosse muito inferior e não funcionasse bem. Além disso, o volume de informações recebidas pela Instituição era muito maior do que as demais unidades, por isso fazia sentido ter um serviço de e-mail próprio.

“Agora que temos a fibra ótica, não faz mais sentido ter essa infraestrutura aqui. E com essa falha nesse período, percebemos que não era mais possível continuar executando sem uma estrutura maior. Por isso solicitamos ao DTI, que aceitou e será responsável pelo serviço a partir das transferências de e-mails”, afirma Alexandre.

Segundo o coordenador, a partir dessa mudança, o maior benefício é a disponibilidade do serviço, com menos chance de ocorrer problemas, pois a infraestrutura da Universidade é muito maior do que a da Faculdade.

Após seis meses da mudança as caixas de e-mail armazenadas no servidor da Medicina serão excluídas. Até esse prazo eles ficarão disponíveis apenas para visualização, sem possibilidade de responder, por exemplo, e não serão transferidos para a nova caixa. O Centro de Informática sugere e se disponibiliza a auxiliar às pessoas que desejarem importar essas mensagens para outros serviços de e-mail (como Gmail, por exemplo). No formulário enviado existe um campo específico para essa solicitação.