Varicela: um vírus, duas doenças

Vírus Varicela-Zóster (VVC), responsável pela catapora, também é causador do herpes-zóster. A segunda doença afeta apenas aqueles que já tiveram a primeira.


29 de outubro de 2024 - , , , , , ,


Você com certeza já ouviu falar de varicela, doença popularmente conhecida como catapora. Mas sabia que existe outra doença causada pelo mesmo vírus, o herpes-zóster? De acordo com a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e convidada do Saúde com Ciência, Lilian Martins Diniz, o herpes-zóster afeta apenas os pacientes que já tiveram catapora no passado.

“Ela é causada por um vírus que é transmitido por vias respiratórias, através de gotículas, da tosse, da fala e do espirro. É altamente transmissível, então uma vez que a pessoa tenha contato com alguém com catapora, ela tem uma chance grande de se infectar”, explica a pediatra. Além disso, a doença também pode ser transmitida através do contato direto com as feridas cutâneas que se manifestam no corpo do paciente no período de enfermidade.

Ao se curar da varicela, que tem uma duração média de duas semanas, o vírus não desaparece do corpo do paciente. Ao invés disso, ele fica dormente no organismo, podendo ser reativado posteriormente. É essa reativação do vírus que causa o herpes-zóster.

“Ele vai se manifestar com as mesmas lesões da catapora, que são lesões em geral vesicobolhosas, são pequenas bolinhas pelo corpo, só que, quando ele se manifesta como zóster, essas bolinhas vão aparecer numa parte específica do corpo, bem localizada, que a gente chama de dermátomo. Então, em geral, um pedacinho da testa, um pouco no tórax, mas uma região que a gente consegue delimitar bem. E quando essas vesículas aparecem como manifestação da varicela, elas aparecem em todo o corpo. Então é o mesmo vírus causando manifestações diferentes, porque ele se manifesta em um primeiro momento, quando a gente tem contato, e depois, anos depois, ele pode se manifestar como zóster numa lesão mais localizada”.

Professora Lilian Martins Diniz

A professora explica que o principal motivo da reativação do varicela-zóster no organismo é a queda de imunidade. “Às vezes eu posso ter uma doença que baixou minha imunidade, e isso pode levar à reativação do vírus. Às vezes até mesmo o estresse pode levar a isso. Nem sempre a gente vai identificar a qual foi a situação”, detalha ela.

Uma vez reativado, o vírus causa o herpes-zóster. Nesse momento, o vírus não é transmitido pelas vias respiratórias e, assim, a única forma de transmissão se dá pelo contato direto. No entanto, a professora Lilian Diniz lembra que, como as manifestações cutâneas do zóster são mais localizadas que as da varicela, e, geralmente, em locais de fácil cobertura, a transmissão é mais fácil de ser evitada, comparada à da catapora.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a catapora e o herpes-zóster. Iremos explicar a relação entre as duas doenças, como se dá a reativação do vírus e como se prevenir de ambas as enfermides.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.