Vestibular UFMG 2012 terá alterações

18 de maio de 2011

Os candidatos de 44 cursos farão, no Vestibular UFMG 2012, uma nova prova – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A – para a qual não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas, aprovado pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe). O anúncio foi feito na manhã de hoje, 18 de maio, pela pró-reitora de graduação, professora Antônia Vitória Aranha.

Segundo a pró-reitora, a criação da prova se deu com base no “diagnóstico de que é necessário avançar com o perfil do estudante da UFMG, no sentido de que ele tenha mais habilidades de interpretação e de leitura, fundamentais em qualquer área do conhecimento”.

O edital define também que a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Teatro e Dança, que deverão ler os livros Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância; de Graciliano Ramos. A obra Mar Absoluto, de Cecília Meireles, foi excluída da lista, por estar esgotada.

Outra alteração do edital é específica para os alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde que, além da prova de História, farão as de Matemática A e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A.

O edital do Vestibular UFMG 2012 deverá ser aprovado pelo Cepe em junho. “Estávamos aguardando as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que constitui a nossa primeira etapa. Agora que sabemos que serão nos dias 22 e 23 de outubro, estamos avaliando a possibilidade de anteciparmos a segunda etapa para a primeira quinzena de janeiro”, explica a professora.

O edital dos programas das provas estará disponível ainda hoje na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no endereço www.ufmg.br/copeve

(Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG)