Programa Vida Após a Vida: História, Ética e Ciência
Em meados de 1999, a Diretoria da Faculdade de Medicina (FM) foi procurada por uma senhora cuja tia, com doença grave e em fase terminal, tinha o desejo de doar seu corpo para fins de ensino-aprendizagem dos novos médicos. Sem saber como proceder, dado o caráter atípico desse fato à época, o então Vice-diretor da Faculdade e coordenador inicial, Professor Humberto José Alves, foi informado que o Conselho Universitário da UFMG já havia autorizado um recebimento semelhante anos antes.
Após consulta às atas do Conselho e à Procuradoria da UFMG, constatou-se a plena possibilidade legal da doação. Com o falecimento da doadora dias depois, seu corpo foi recebido pela instituição, permitindo o aprendizado da Anatomia por dezenas de estudantes e inaugurando oficialmente a campanha de doação de corpos da Faculdade de Medicina da UFMG.
Desde então, verificou-se que a doação voluntária é a maneira mais legal, ética e correta de as faculdades de medicina obterem cadáveres para o ensino. Seguindo o exemplo de países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, a UFMG consolidou um modelo em que a grande maioria dos corpos estudados provém de doações voluntárias. Através de campanhas de divulgação em diversos meios de comunicação, o programa busca conscientizar a sociedade sobre a nobreza desse gesto.
Nesses 27 anos de atuação, cerca de 2.200 pessoas se cadastraram como doadoras. Dessas, muitas doações já foram efetivadas, permitindo que milhares de alunos, médicos especialistas, residentes e pesquisadores aprimorassem conhecimentos e técnicas cirúrgicas. Esse conhecimento, advindo de uma contribuição tão nobre, não pode ser integralmente substituído por modelos sintéticos, sendo essencial para que os médicos possam tratar pessoas com maior precisão e reduzir o sofrimento humano.
Gestão e Equipe Atual
Atualmente, as atividades do programa seguem em fluxo regular e a equipe está aberta para o agendamento de entrevistas de cadastro, além de processar a recepção de doações. A gestão é composta por profissionais do Departamento de Anatomia e Imagem (IMA), sendo coordenada pela Profa. Pollyana Helena Vieira Costa Policarpo.
A equipe docente e técnica conta com a colaboração dos professores e servidores: Aldeir José da Silva, Arthur Adolfo Nicolato, Cleverson de Oliveira Pena, José Eustáquio Pereira Barboza, José Henrique Moreira, Kennedy Martinez de Oliveira, Maurílio Elias, Rafael Leite Alves, Sérgio Eduardo Rocha Correa e Yves Moreira Ribeiro, além da participação ativa de alunos de graduação e iniciação científica.
Procedimentos para Doação
As entrevistas devem ser agendadas pelos telefones (31) 3409-9739 ou pelo e-mail vidaaposavidaufmg@gmail.com, sendo que nesse primeiro momento são solicitados nome completo e CPF para que o agendamento seja efetivado. Durante o encontro, o processo é detalhadamente explicado e as dúvidas são esclarecidas. Uma vez ciente, o doador assina o termo de doação e recebe instruções de procedimento, além de sua carteirinha de doador post mortem.
É imprescindível que os familiares tenham conhecimento da decisão e concordem com ela, pois, no momento do falecimento, cabe a um responsável comunicar imediatamente a Faculdade de Medicina para que as providências técnicas e legais sejam devidamente tomadas.



