Perguntas mais frequentes

Quem pode doar o seu corpo?


Qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha intenção de doar. Menores de 18 anos podem se tornar doadores se a família consentir. A doação após a morte, em qualquer caso, só será efetivada com o consentimento da família.

O doador ou a família recebe algum pagamento pela doação do corpo?


Não, as leis brasileiras proíbem que haja pagamento por corpos humanos ou órgãos internos.

Quais são os gastos para o doador e sua família?


Não existem custos adicionais. A família realiza o velório normalmente, se assim desejar, sendo responsável por seu custo. A família é responsável por contatar a Faculdade de Medicina quando ocorrer o óbito. A partir deste momento, a faculdade de medicina se responsabiliza pelos gastos.

São aceitos corpos dos quais os órgãos foram removidos para doação?


Sim, a doação de órgãos para transplante não impede a posterior doação do corpo. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente.

O que se deve fazer para doar o corpo?


A doação do corpo para o ensino e para a pesquisa é uma decisão pessoal que deve ser bem examinada e discutida com a família. A decisão deve ser feita pelo doador, mas a família deve estar de acordo e autorizar a doação após a morte. A identificação dos doadores e todas as informações fornecidas permanecem estritamente confidenciais e serão armazenadas em um banco de dados da Faculdade de Medicina da UFMG. É necessário preencher o “Termo de Doação”, que deve ser assinado pelo doador e por duas testemunhas.

Mesmo que não tenha havido a doação em vida, ela pode ser realizada pela família após a morte?


Sim. Para isso, deve ser feito contato com a Faculdade de Medicina da UFMG. O tempo decorrido entre a morte e a preparação do corpo é importante, pois períodos muitos longos podem inviabilizar a doação.

Os familiares do doador podem desistir da doação?


Sim. Assinar o termo de doação não impede a desistência da doação, que pode ocorrer a qualquer momento.

Em quais atividades o corpo doado pode ser utilizado?


Os corpos doados à Faculdade de Medicina da UFMG são utilizados exclusivamente em aulas práticas de anatomia médica e estudos científicos de Anatomia, não sendo possível escolher algum outro uso.

Indivíduos portadores de doenças infectocontagiosas como HIV e Hepatite B podem doar o corpo?


Sim, não há nenhum impedimento para a doação de corpo após a morte. Estudos já demonstraram que após a formolização os agentes infecciosos, incluindo o vírus da AIDS e os vírus das hepatites, perdem sua ação infecciosa.

Os corpos doados são exclusivamente pra UFMG?


Sim, os corpos são doados para a Faculdade de Medicina da UFMG, podendo, em raras exceções, ser destinados ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG após uso prévio nas aulas de anatomia para o curso de Medicina e Tecnologia em Radiologia.


O processo administrativo de doação é muito burocrático?


Não, basta agendar uma entrevista pelo telefone de contato e, ao fim da entrevista, assinar o Termo de Doação. Lembrando que a família deve ser comunicada, pois um familiar terá que assinar o Termo de Cessão quando do falecimento do doador. Os trâmites relacionados à Certidão de Óbito e o transporte do corpo até a faculdade são arcados pela Faculdade de Medicina, onde um funcionário fica à disposição para auxiliar a família durante todo esse processo.


Posso escolher como meu corpo será utilizado?


Não, mas todos os corpos doados são usados exclusivamente para o ensino de anatomia no curso de Medicina ou em pesquisas feitas na Faculdade de Medicina da UFMG.


São aceitos corpos de qualquer local do país?


Damos preferência para doadores de Belo Horizonte, Região Metropolitana e cidades de Minas Gerais. Caso o óbito ocorra em outro estado é possível entrarmos em contato com a universidade federal mais próxima para que a doação seja efetuada.


É o mesmo que doação de órgãos?


Não. Na doação de corpo, o corpo todo é doado à Faculdade de Medicina da UFMG e ele será mantido e preservado pela Instituição, e não outra pessoa. Caso deseje e seja possível doar órgãos, o serviço MG Transplante deve ser acionado quando do falecimento do doador.

Existe alguma restrição de idade, peso, altura para me tornar um doador?


Não. No Programa Vida Após a Vida não temos restrição de idade, peso ou altura para se tornar um doador de corpo.


Como eu faço para agendar uma entrevista?


Para agendar uma entrevista basta entrar em contato pelo telefone (31) 3409-9632 ou (31) 3409-9639.

Quais documentos são necessários para a doação de corpo?


Para a entrevista o interessado deverá levar um documento com foto e duas fotos 3×4. Não é necessário levar comprovante de residência ou qualquer outro documento.