Webinário da Enfermagem discute repositórios de dados no contexto da Ciência

30 de novembro de 2021 - , , ,

O colegiado de pós-graduação em Enfermagem da UFMG e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme) promovem, no dia 3 de dezembro, às 14h, um webinário com o tema Repositórios de dados no contexto da Ciência aberta: desafios para os periódicos e pesquisador”. O evento será realizado no canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

O webinário contará com a participação de: Dulce Barbosa, editora da Revista Brasileira de Enfermagem – Os periódicos da Enfermagem na Ciência Aberta: caminhos percorridos; Maria Simone Alencar, coordenadora do Laboratório de Ciência aberta e dados de pesquisa para apoio à Inovação – (LabINOVA) – Uso e reuso de dados em tempos de Ciência aberta; Jennifer Gonçalves Amato e Francine Curivil, bibliotecárias da Scielo – Scielo Data e os repositórios na Ciência aberta.

A coordenadora do colegiado de pós-graduação em Enfermagem, professora Kênia Lara da Silva, destaca que discutir a Ciência aberta se tornou uma necessidade para todos os pesquisadores. “Pressupõe mudanças importantes na forma como produzimos, organizamos e compartilhamos o conhecimento, inclusive com possibilidade de reutilização de bancos de dados. A Enfermagem tem avançado na discussão sobre a Ciência aberta, mas temos muitos desafios pela frente e ainda precisamos aprender muito. A realização do webinário será uma rica oportunidade para avançarmos nesta discussão a partir da experiência de editores de revistas que já estão adotando os níveis mais avançados das práticas da Ciência Aberta no Brasil. Também poderemos discutir sobre o uso e reuso dos bancos de dados e sobre as boas práticas no compartilhamento dos dados de pesquisa nos repositórios abertos”, ressalto.

(Assessoria de Comunicação da Enfermagem com Centro de Comunicação da UFMG)