Faculdade recebe workshop gratuito sobre Mindfulness e Medicina Antiestresse

10 de outubro de 2018

Workshop, destinado aos alunos de Medicina, profissionais da saúde e público em geral, está com inscrições abertas

Pressões, cobranças, provas no final do semestre e mais cobranças… A lista de fatores que podem causar estresse é imensa. E, não se engane, nem sempre esses fatores são passíveis de mudança. O que pode mudar é a forma de lidar com eles. Por isso, a Faculdade de Medicina da UFMG promove, no dia 24 de novembro, o “Workshop Mindfulness e Medicina Antiestresse”. O evento é gratuito, com programação das 9h às 12h, no Salão Nobre da Faculdade.

O Workshop é destinado aos alunos de Medicina, profissionais da saúde e público em geral. As inscrições podem ser feitas pela internet. Ao todo, são ofertadas 400 vagas para a aula prática, que será

Arte CCS.

conduzida pela professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, Sara de Pinho Cunha Paiva. “A técnica tem foco no equilíbrio, respiração e conscientização, que ajuda o corpo e a mente a se recuperarem mais rapidamente diante um fator de estresse”, explica a professora.

De acordo com  ela, o estresse não é algo novo em nossa sociedade. Porém, ele tem aumentado com as exigências de um mundo mais conectado. “Percebo um aumento com a globalização, excesso de informação, estar 100% conectado, com informações bombardeando o tempo todo”, reflete.

O Mindfuless, traduzido como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, traz benefícios para a saúde dos praticantes, que vão desde o relaxamento muscular à diminuição da frequência cardíaca, dos níveis de cortisol e glicose. “ É uma ação pioneira na Faculdade para que estudantes e futuros médicos possam aplicar a técnica neles mesmos e conseguir repassá-la para os pacientes”, enfatiza a professora.

Body Scan

O Workshop terá uma parte teórica, com 30 minutos, e a parte prática. Uma das técnicas que serão ensinadas é o Body Scan (escaneamento corporal).

“É tipo de meditação para ter uma consciência corporal e mandar comandos para todo o corpo relaxar: pés, pernas, abdome, braços, cabeça…o corpo como um todo”, explica a professora.

Meditação

“A meditação Mindfuless tem foco na respiração e seus movimentos e sensações. A respiração é o ponto de apoio para manter a atenção. A meditação também reforça a ideia de gentileza, que deve ser a atitude durante a prática, na qual devemos lidar com distrações, mas sem brigar com isso”, comenta a professora Sara.

Escuta ativa

“Vamos ter uma parte de interação entre o público, chamada escuta ativa. Cada participante vira de frente para outro e terá cinco minutos para falar em que momento da vida se encontra. Essa dinâmica o ajuda a perceber dificuldades de falar ou de escutar”, explica.

Após cada atividade, haverá um momento para reflexão e escrita sobre o que o participante sentiu com a prática.

Infertilidade

A professora Sara de Pinho Cunha Paiva tem utilizado a técnica do Mindfuless desde o seu Pós-doutorado, realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, em 2008. Durante a pesquisa, ela investigou como o Mindfulness ajuda a melhorar a qualidade de vida das mulheres inférteis. “Temos notados uma melhora significativa da qualidade de vida desses pacientes, da diminuição de estresse e dos de ansiedade e depressão. Isso ajuda muito até mesmo na adesão das pacientes ao tratamento”, conclui.