Workshop promove capacitação de fonoaudiólogos

Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de julho, na sala 062 da Faculdade de Medicina da UFMG.


25 de julho de 2019 - , , ,


Foto: Carol Morena

Novas técnicas de reabilitação e tratamento para crianças com surdez, usuárias de aparelho auditivo e implante coclear, são compartilhadas durante o workshop teórico-prático “Aliança entre Audiologia & Reabilitação”. O evento promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a fabricante de implantes cocleares MED-EL, ocorre nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de julho, na sala 062 da Instituição.

O objetivo é atualizar os profissionais de fonoaudiologia que trabalham com reabilitação auditiva. De acordo com a professora chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Luciana Macedo de Resende, o workshop também busca levar aos profissionais o conhecimento de como funciona o implante coclear, bem como apresentar novos protocolos e estratégias para o acompanhamento do desenvolvimento auditivo e de linguagem das crianças.

Ao todo, 65 fonoaudiólogos se inscreveram voluntariamente para o evento e contam com time de ponta para a capacitação: o workshop é ministrado pelas professoras Romina Piccione – diretora em reabilitação da MED-EL e professora para surdos – e Cilmara Levy, professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Ampliar conhecimento

Fonoaudióloga Stefane Galvão. Foto: Carol Morena

A fonoaudióloga Stefane Galvão, de 24 anos, uma das participantes do evento, veio acompanhada. Junto a outros quatro membros do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV, do município de Contagem, ela busca obter mais conhecimento e informações sobre essa área. De acordo com ela, o evento será importante para seu trabalho. “Temos muitos casos de crianças com implante coclear, em que fazemos a reabilitação e também crianças em que adaptamos o aparelho auditivo”, comenta.

Estratégias

Fonoaudióloga Ana Lívia Libardi. Foto: Carol Morena.

As estratégias e aplicação de terapias junto aos pacientes são o ponto de maior interesse da fonoaudióloga Ana Lívia Libardi, de 34 anos. Ela conta que ficou um tempo sem atuar com reabilitação, mas que agora participa de uma turma de fellowship em implante coclear. “Então acredito que as aulas e as palestras vão ajudar em uma atualização sobre esse tema”, opina.

Conhecer novas tecnologias

Ludimila Kyrath. Foto: Carol Morena

Já a fonoaudióloga Ludimila Kyrath, de 38 anos, atua diretamente nessa área, como coordenadora clínica do Centro Mineiro de Reabilitação Auditiva (Cemear). Segundo ela, o Centro é referência em reabilitação e atende mais de 60 crianças com implante coclear. “Por isso, viemos com toda a equipe do centro para nos capacitar e conhecer as novas tecnologias. A partir das palestras conseguimos refletir e pensar em muitos pacientes nossos, nos nossos objetivos e traçar novas metas”, afirma.

Família atuante

Arquiteto Gustavo Rodrigues. Foto: Carol Morena.

Um dos pontos destacado no workshop foi a importância de ter a família presente e atuante. Por isso, o arquiteto Gustavo Rodrigues esteve presente no primeiro dia de evento. Ele tem uma sobrinha de um ano de idade, que fez o implante recentemente. De acordo com ele, a fonoaudióloga responsável sugeriu que ele fosse ao evento para conhecer mais sobre o implante. “Para ter o resultado esperado, a família precisa estar junto e acompanhar o desenvolvimento do trabalho entre a fonoaudióloga, o paciente e também o trabalho em casa”, defende Gustavo.

A capacitação prossegue até esta sexta-feira, 26 de julho, com programação que inclui a prática com dispositivos e aula sobre como criar objetivos para um plano terapêutico adequado. (Veja a programação aqui).

Confira a galeria de imagem do evento:

Fotos: Carol Morena