Avaliadores receberam treinamento ontem


06 de novembro de 2007


5nov_mariana_desempenho_9_38.JPGOntem, dia 5, primeiro dia da Avaliação de Desempenho dos Servidores da UFMG, a Faculdade de Medicina e a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) promoveram um treinamento específico, na Unidade, dirigido aos avaliadores.

Maria Aparecida Santos e Santos, da ProRH, uma das responsáveis pela implementação do processo de Avaliação por Desempenho na UFMG, apresentou os cinco tipos de formulários que serão utilizados e esclareceu dúvidas.

Foram debatidos aspectos negativos de avaliações passadas, mas a posição dos presentes foi a favor da necessidade de postura ética, verdadeira e comprometida principalmente com os resultados institucionais.

Aprimoramento gerencial

A chefes e subordinados, Aparecida solicitou que o processo seja entendido não apenas como forma de melhoria salarial, mas também como meio de aprimorar a gestão do trabalho da equipe e a política na área em toda a universidade.

Como método, ela sugeriu que os servidores apresentem sua auto-avaliação para a chefia, para conhecimento, e que as chefias façam a avaliação de seus subordinados na presença dos mesmos, a fim de trocarem informações úteis ao dia-a-dia do trabalho.

“Nesta hora o chefe poderá aproveitar para rever o processo gerencial de seu setor e também para pactuar metas com seus funcionários, que, por sua vez, terão a oportunidade de compreender melhor os objetivos propostos por seu superior hierárquico”, orientou Aparecida.

Ela também fez um alerta, reconhecendo a subjetividade do ato de avaliar. “Que preconceitos e sentimentos externos ao processo sejam, ao máximo possível, afastados neste momento. Devemos nos lembrar que o que se está avaliando são os conhecimentos e posturas que o servidor tem, efetivamente. Não os que a chefia gostaria que o servidor tivesse”, salienta.


Leia mais

Servidores de licença e afastados devem ser avaliados – 6 de novembro de 2007
Avaliação de Desempenho começa na segunda com treinamento – 1 de novembro de 2007
Minha UFMG: Auxílio Saúde e Avaliação exigem senha – 29 de outubro de 2007


Leia também

Apresentação sobre o Programa de Avaliação

Avaliação de servidores da UFMG começa na próxima segunda-feira – 29 de outubro de 2007


Faça sua avaliação:
Acesse o Portal Minha UFMG

Mais informações: 3248 9969 (SRH)
Redação: Marcus Vinicius dos Santos – Jornalista (Com Cedecom)