História de Cícero Ferreira é tema da próxima exposição do Centro de Memória


20 de agosto de 2018


Sala reúne registros de Cícero Ferreira. Foto: Raíssa César.

A partir de segunda-feira, 20 de agosto, o Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor) irá expor sobre a história do fundador e primeiro diretor da Faculdade, Cícero Ferreira. No mesmo dia, às 19h30, no Salão Nobre da Unidade, acontece o lançamento do livro “Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina”, escrito pelo jornalista Mário Lara. A exposição e o evento são gratuitos e abertos ao público.

Os conteúdos expostos até 3 de setembro, no Corredor da Memória e na Galeria Luis Gomes Ferreyra, apresentam Cícero Ferreira através de registros desde as primeiras atividades médicas, que antecederam sua marca, até as obras e estudos que ele deixou como legado.  O material, retirado do próprio acervo do Cememor e de doações da família do homenageado, conta com imagens e documentos como cartas pessoais, receituário médico, o primeiro livro de pagamentos da Faculdade de Medicina, além de um quadro do Cícero Ferreira.

Os interessados em visitar a exposição não precisam realizar agendamento prévio. O Centro de Memória funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato através do 3409-9106 ou pelo email cememor@medicina.ufmg.br.

Cícero Ferreira

Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues nasceu em 1861 e se formou médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1885. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1911, e também o primeiro diretor da Unidade, a quarta do Brasil. Ele também foi um dos responsáveis pela criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, os primeiros hospitais de Belo Horizonte.

Leia também: Lançamento de livro sobre fundador da Faculdade na próxima segunda