Faculdade celebra parceria com representantes da Polícia Civil e do IML

Parceria entre instituições no reconhecimento de cadáveres em avançado estado de decomposição foi tema do encontro


16 de dezembro de 2019 - , ,


Na última quinta-feira, 12 de dezembro, a Faculdade de Medicina recebeu representantes da Polícia Civil de Minas Gerais e do Instituto Médico Legal (IML), como forma de agradecimento à parceria feita entre os órgãos. A contribuição tem o objetivo social e humanitário de auxiliar na rápida identificação de pessoas mortas em avançado estado de decomposição ou em condições especiais, apenas pela digital das vítimas. O trabalho também envolve a cooperação com a Polícia Federal.

“Esse trabalho de parceria é importante para ambos lados. O IML faz o trabalho policial e a Faculdade cuida da saúde do indivíduo, pois, ao elucidar os casos, preserva a saúde mental daqueles que sobreviveram. Então, identificar essas vítimas contribui, significativamente, para a saúde mental das que ficaram”, explica o diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto José Alves. 

Além do diretor da Faculdade, estiveram presentes a delegada de Polícia e chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida, Maria Alice Faria; o técnico em anatomia e necrópsia da Faculdade, Aldeir José da Silva; o auxiliar de direção do IML e médico legista, João Batista e o médico legista José Frank Marotta.