Agenda de visita do Saeme é divulgada

10 de maio de 2019

Estudantes, docentes e servidores devem ficar atentos à convocação por email para participação em grupos focais e plenárias

De domingo a quarta-feira, 12 a 15 de maio, a Faculdade de Medicina recebe representantes do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) para a certificação do curso de Medicina com padrões internacionais reconhecidos pela World Federation for Medical Education (WFME). A agenda de visita da equipe técnica inclui reunião com Diretório Acadêmico, serviços de apoio e suporte ao estudante e núcleo de pesquisa e extensão, visitas às instalações da Instituição, entre outras atividades.

A vista técnica é a segunda etapa para a acreditação e exigirá o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Um sorteio foi realizado para selecionar os estudantes, docentes e servidores que irão compor os grupos focais e plenárias durante a visita. Por isso, a professora e coordenadora do Colegiado da Faculdade de Medicina, Taciana de Figueiredo Soares, solicita que todos fiquem atentos aos emails. “Aqueles que receberam o comunicado encaminhado por email devem confirmar a participação”, orienta.

O resultado da visita será encaminhado para uma Comissão de Acreditação que irá elaborar e encaminhar para a Faculdade um relatório pormenorizado. Se for considerada apta, a Instituição receberá o reconhecimento formal da qualificação. “Uma acreditação exitosa reafirmará a indicação do Ministério da Educação (MEC) de que o curso está entre os melhores do país”, afirma a professora Taciana.

Confira a agenda de visita técnica:

12/5
18h – reunião preparatória

13/5
8h30 a 9h30 – Reunião com Diretoria da IES e Coordenação do Curso. Para apresentação do Saeme e avaliadores e os gestores do curso
9h30 a 10h30 – Reunião com Núcleo Docente Estruturante e/ou Colegiado do Curso. Aqui solicita-se uma pequena apresentação (5-10 minutos) apoiada por slides sobre as características definidoras do curso, suas fortalezas e eventuais dificuldades ainda não resolvidas.
10h30 a 11h30 – Reunião com Núcleo de Pesquisa e Extensão
11h30 a 12h – Reunião com Comissão Própria de Avaliação – CPA
13h30 a 14h30 – Plenária com estudantes (aberta a todos interessados)
14h30 a 16h30 – Visita às instalações da IES