Alunos de Medicina realizam Treinamento em Suporte Básico de Vida para Agentes de Saúde em Juatuba

22 de agosto de 2023 - ,

Foto: Maria Clara de Souza (Programa de Extensão de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG)

Estudantes do Internato Rural realizaram na última quarta-feira, 16 de agosto de 2023, um treinamento prático em Suporte Básico de Vida para todos os Agentes Comunitários de Saúde do município de Juatuba. Foram convidadas também estagiárias de enfermagem da UPA de Mateus Leme. Ao todo, mais de 50 pessoas puderam participar da atividade pelo Programa de Extensão de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Edu-Saude Brasil).

A atividade contou com a participação dos estudantes Daniel Messias Martins, Thayna Moura Almeida, Maria Clara de Souza Couto e Victória Cristina Vieira Santos. Toda a ação foi coordenada pelo professor Helian Nunes de Oliveira do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

A capacitação iniciou com uma exposição teórica do tema, abordando o passo a passo que deve ser seguido frente a uma pessoa não responsiva fora do ambiente hospitalar, além de como proceder em situações de engasgo e crises convulsivas. Posteriormente, foi realizado o treinamento prático, em que todos os participantes puderam simular a reanimação cardiovascular e aprender a utilizar o DEA.

O treinamento prático foi realizado com apoio do Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da UFMG (LabSim), que disponibilizou manequins adultos e pediátricos e todo o material necessário.

Com Programa de Extensão de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG