Alunos são recebidos na Faculdade de Medicina

10 de fevereiro de 2012

Depois de dois anos de estudos no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os alunos do 5º período de Medicina finalmente passaram para o campus Saúde. Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, eles foram recebidos para uma aula inaugural no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG.

Couberam, principalmente, aos professores das disciplinas dar as orientações aos estudantes, que, pela primeira vez, terão contato com pacientes e aulas práticas nos hospitais. “A sala de aula, agora, é um consultório”, alertou a professora do departamento de Clínica Médica, Maria Mônica Freitas Ribeiro.  Segundo ela, nessa nova etapa do curso, serão exigidos “novos comportamentos e atitudes” dos alunos.

A professora Eleonora Druve, do departamento de Pediatria, também falou da relação delicada com os pacientes, em especial, as crianças. “Examinar um adulto já não é fácil. Mas ficamos com mais receio ainda quando são crianças. Precisamos perder esse medo”, afirmou.

Maria Mônica Freitas Ribeiro fala sobre o contato dos alunos com pacientes.

A aula inaugural foi encerrada com uma apresentação sobre o Imagem da Semana, projeto de extensão que expõe, pela internet, casos clínicos reais para que interessados possam fazer um diagnóstico.

Durante todo o dia, os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º períodos também assistirão a aulas inaugurais no Salão Nobre da Medicina. A programação está disponível na página do Centro de Graduação.