Ana Cristina Simões destaca dever de pesquisas mudarem perspectivas de doenças pediátricas

Confira o perfil da professora no Projeto Pesquisadores deste mês


13 de dezembro de 2018


Confira o perfil da professora no Projeto Pesquisadores deste mês

Professora Ana Cristina Simões e Silva. Foto: Carol Morena

Neste mês de dezembro, o Projeto Pesquisadores conta a trajetória da professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Cristina Simões e Silva, com destaque nas suas pesquisas em nefrologia pediátrica.

Como ótima aluna na escola, a única médica da família conta que sempre teve o desejo de ser professora. O de ser pesquisadora também surgiu nessa etapa, por ter sido uma criança curiosa. Já a Pediatria foi o caminho natural para quem deseja fazer muita diferença: “Quando muda, o impacto é enorme”.

Entre as descobertas com resultados de referência para a literatura mundial, há diversos estudos sobre a atuação da angiotensina 1-7, peptídeo do sistema renina angiotensina que, entre outras funções, atua como vasodilatador.

Embora com uma vida cheia na clínica, na docência e na pesquisa, a professora ainda revela que há tempo para hobbies, como montar Lego e os tipos de filmes e livros fora da área da Medicina.

Confira a história de Ana Cristina Simões e Silva e de outros pesquisadores em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

O Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.