Aula inaugural reforça importância do relacionamento entre professores e alunos


03 de agosto de 2018


Nas voltas às aulas, é natural que os alunos se sintam perdidos ou, até mesmo, ansiosos com as novidades que estão por vir. Nessa hora, o acolhimento, orientação e o apoio dos professores, coordenadores e setores da universidade são essenciais para que o novo semestre inicie com mais tranquilidade. Para que os alunos sejam orientados nessa nova etapa, com o acolhimento dos professores e o planejamento do semestre, o Centro de Graduação da Faculdade de Medicina (Cegrad) realizou, nesta quinta-feira (2), aula inaugural dos estudantes do  4º e 8º períodos de graduação em Medicina. A recepção dos calouros será na próxima semana.

Professora Taciana de Figueiredo Soares, coordenadora do curso de Medicina, ministra aula inaugural

“Queremos que tudo ocorra bem no semestre e que os alunos tenham a melhor formação. Por isso, é importante que eles sejam orientados quanto as atividades e saibam que existe um setor e corpo docente prontos para ajudá-los no que for necessário”, enfatiza a professora Taciana de Figueiredo Soares, coordenadora do curso do Medicina. No encontro, a professora e coordenadores das disciplinas e dos períodos do curso deram orientações sobre grade curricular, horários e locais das aulas, cronograma de provas e traçaram planejamento completo do percurso curricular do semestre. Foi reforçada, ainda, a importância da consulta ao site da Faculdade, que agrega informações sobre o curso e períodos.

Além das orientações, o momento foi importante para estreitar o relacionamento entre alunos e professores. “Os estudantes podem recorrer aos professores e coordenadores sempre que tiverem algum problema ou precisarem de orientações”, afirma a coordenadora do curso. Ela destaca como exemplo dessa aliança o Projeto Padrinho, que está em fase de reimplantação para um acolhimento mais sensível dos alunos. “O projeto coordenado pela diretoria, em conjunto com diversos setores da Faculdade e com a tutoria, elege um professor para ser padrinho da turma, fazendo o acompanhamento dela. Todos os coordenadores já se colocaram à disposição para escutar os alunos”, explica Taciana.

O projeto se soma ao acolhimento e escuta realizados por outros setores da Faculdade, como o do próprio Cegrad. “Existem muitas maneiras de ajudar. A melhor estratégia para resolver problemas é a conversa”, afirma Taciana. Ela reforça, ainda, o convite aos alunos do curso para participarem das reuniões quinzenais do Núcleo Docente Estruturante do curso, que discute temas que envolvem currículos. Os horários de atendimento do Cegrad, serviços ofertados, dentre outras informações, podem ser consultados no site da unidade.

Recepção de calouros
 

A partir desta segunda-feira (6), os calouros dos cursos de graduação em Medicina, Tecnologia em Radiologia e Fonoaudiologia serão recebidos pela Faculdade. A recepção tem o objetivo de apresentar a estrutura da Unidade e inserir os alunos no ambiente universitário. Saiba mais.