Capacitação de professores para avaliação prática de Medicina


27 de julho de 2017


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A programação das oficinas de capacitação docente, promovidas pelo Núcleo de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG como parte do Programa de Desenvolvimento Docente, retomam as atividades já na próxima sexta-feira, 4 de agosto.

O tema da quarta oficina, destinada a  professores em estágio probatório, coordenadores de período, professores substitutos e demais interessados, será “Oficina Osce: elaboração de questões e avaliação de desempenho”. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação, professora Eliane Gontijo, dentre os objetivos da oficina estão conhecer os pressupostos da avaliação de desempenho dos alunos e utilizar técnicas de elaboração de situação problema.

A programação conta com uma exposição sobre a Avaliação Objetiva e Estruturada do Desempenho Clínico (Osce), aplicadas aos alunos dos ciclos de internatos do curso de Medicina, seguida de trabalhos em grupos, supervisionados pelos coordenadores dos internatos , que propõem o planejamento e a simulação de uma estação da avaliação prática.

A reunião será nas salas 715 e 717, no 7º andar da Faculdade de Medicina da UFMG, das 13h30 às 17h30.

A oficina faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Docente que realiza, a cada mês, oficinas na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@medicina.ufmg.br.

Desenvolvimento Docente
O Programa de Desenvolvimento Docente está sendo implementado pelo Núcleo de Educação a partir deste ano, com a realização de oficinas de capacitação de docentes periódicas que têm o objetivo de oferecer oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa.

Dentre os objetivos, estão consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição, tornando as diretrizes educacionais da Universidade cada vez mais presentes no cotidiano da docência; qualificar as competências dos professores no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem – planejamento do ensino, metodologias inovadoras na área da saúde; utilização de estratégias e recursos pedagógicos, sistema de avaliação dos alunos e, incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

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