Comissão de Educação da ALMG recomenda mudança de local da Stock Car

Em relatório, parlamentares que fizeram visita técnica ao Biotério Central da UFMG pedem que a PBH se posicione em relação à necessidade de licenciamento ambiental e urbanístico

11 de abril de 2024 -

Deputadas Beatriz Cerqueira e Bella Gonçalves durante visita ao Biotério Central; ao fundo, a coordenadora Adriana Abalen
Foto: Henrique Chendes | ALMG

Relatório final da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), produzido após visita técnica ao campus Pampulha para verificar os impactos da realização da corrida Stock Car nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, apresenta recomendações no sentido de mudança de local do evento e proteção das atividades da instituição.

No documento, aprovado nesta quarta-feira, dia 10, a comissão recomenda que a Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte se posicione em relação à necessidade de licenciamento ambiental e urbanístico das provas da Stock Car, previstas para serem realizadas na capital nos próximos cinco anos – a etapa de 2024 está agendada para o período de 15 a 18 agosto. O relatório destaca que a licença já concedida é referente a um evento, no entanto, a corrida e seus impactos indicam a necessidade de uma licença para empreendimento, que requer análise dos potenciais efeitos permanentes que sua realização, ainda que periódica, poderá causar na região e no município.

Prejuízos para pesquisas
“Nós conseguimos demonstrar, tecnicamente, que os prejuízos que a Stock Car trará à UFMG são irreparáveis, irremediáveis”, afirma a deputada estadual Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.

“Nós corremos o risco de ter prejuízos em relação a pesquisas, a vacinas, ao  avanço significativo na área da ciência, no enfrentamento ao câncer, por exemplo, além de uma série de vacinas, exatamente pelo impacto que a Stock Car trará, de forma irremediavel para o biotério”, conclui a parlamentar.

O relatório final da comissão destaca a vulnerabilidade do Biotério Central da UFMG, que fornece roedores para inúmeras e relevantes pesquisas no estado e no País e também recomenda à Advocacia Geral da União que promova as ações necessárias para a proteção da unidade, com o impedimento da realização da corrida automobilística nas imediações do local.

O documento registra que a perturbação ambiental, especialmente a sonora, pode alterar a saúde dos animais a ponto de levá-los à morte. E mesmo aqueles que sobreviverem, com as alterações fisiológicas e o estresse a que forem submetidos, poderão comprometer os resultados dos experimentos.

São elencados, ainda, potenciais impactos para a Escola de Veterinária e o Hospital Veterinário da UFMG, para o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), para o Instituto de Ciências Biológicas e para a clínica da Faculdade de Odontologia, que atende pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia a íntegra do relatório final da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG:

Relatório_Comissao_Educacao_ALMG.pdf

A divulgação do relatório também foi tema de participação do jornalista Ruleandson do Carmo no programa Expresso 104,FM da Rádio UFMG Educativa.

Ouça:

Cedecom com Assessoria da deputada estadual Beatriz Cerqueira