Concertos dedicados às compositoras retomam programação do Coral da UFMG


10 de março de 2020 - , ,


Apresentação contará com obras inéditas no Brasil. Foto: Tayane Bragança / Ars Nova

O concerto Mulheres compositoras, do Ars Nova-Coral da UFMG, abre, no próximo dia 11 de março, a temporada do projeto Quarta Doze e Trinta. No dia seguinte, 12 de março de 2020, o mesmo repertório será apresentado no Conservatório UFMG, no âmbito da série Palco Livre, cuja programação também está sendo retomada nesta semana. Os dois projetos integram o Circuito Cultural UFMG.

As apresentações, que celebram o Dia Internacional da Mulher, serão conduzidas pela regente assistente Riane Menezes, também regente titular do Coral da Faculdade de Medicina da UFMG. O repertório reúne obras, muitas inéditas, escritas por diferentes compositoras ao longo da história da música. “A composição para coro ainda é um universo muito masculino. Mas, aos poucos, as mulheres ganham seu espaço e mais obras são lançadas a cada dia, principalmente na Europa e nos Estados Unidos”, conta Riane Menezes.

Programa

O concerto começa com composições de duas monjas italianas renascentistas: Vittoria ou Raffaela Aleotti e Chiara Margarida Cozzolani. Elas escreveram obras polifônicas de grande porte, que exploram o texto como guia da música para coro a capela ou acompanhado por contínuo.

Na sequência, serão apresentadas obras do século 19 com Clara Schumann, esposa de Robert Schumann e amiga de Johannes Brahms. Clara propôs novas mudanças interpretativas e mostrou sólida formação em teoria avançada e conhecimento harmônico.

A obra Renouveau, da compositora francesa Lili Boulanger, data do início do século 20. Já o século 21 é representado por duas obras sacras de compositoras da América do Norte: a canadense Eleanor Daley e a estadunidense Emily Doll. 

A obra Dois coros mistos foi a escolhida para encerrar o concerto. A peça é uma reunião de dois temas afro-brasileiros em dialeto Iorubá, escrita pela paulistana Kilza Setti, que além de compositora é antropóloga e etnomusicóloga.

Ficha técnica

A apresentação do Quarta Doze será realizada na Praça de Serviços, no campus Pampulha, a partir das 12h30. No Conservatório, o concerto de quinta-feira, 12, começa às 19h30. Os espetáculos são gratuitos.

O campus Pampulha está localizado na Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha. O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.


(Centro de Comunicação da UFMG)