Conheça a trajetória de Ana Cristina Côrtes Gama, perfil do “Pesquisadores” deste mês

Leia sobre a história de vida e percurso na ciência da professora.


07 de junho de 2018


Foto: Carol Morena.

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Ana Cristina Côrtes Gama foi a primeira fonoaudióloga a entrar para o corpo docente da Instituição. A visão diferenciada da especialidade a fez acompanhar de perto o desenvolvimento do curso de Fonoaudiologia e, especialmente, a criação do curso de pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade, o qual já coordenou, e mais a criação do Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG, onde coordena um Ambulatório de Voz. É parte desta trajetória e da sua personalidade que o “Projeto Pesquisadores” apresenta este mês.

Dentre os principais temas de suas pesquisas, está a saúde da voz do professor da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. “Desenvolvemos pesquisas tanto da disfonia [alteração da qualidade da voz] no professor e os resultados da adesão ao processo terapêutico quanto sobre os resultados do tratamento fonoaudiológico nesse público. Tivemos um resultado muito legal e passamos o retorno para a prefeitura”, lembra.

A ideia dos estudos com a Prefeitura de Belo Horizonte era para avaliar os resultados da fonoterapia na reabilitação dos professores. Segundo Ana Cristina, a prefeitura realizou algumas estratégias de solução, como oferecer microfones aos professores que tinham indicação fonoterápica, para que fosse possível amplificar a voz em sala de aula.

Ao citar suas diversas pesquisas na área, especialmente as que foram desenvolvidas no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG e renderam resultados práticos, a professora também lembra a importância de uma relação estreita com o aluno, da troca com o outro. “Este é o principal papel do professor: é realmente dar espaço para o outro fazendo novas descobertas”, conta.

Saiba mais sobre Ana Cristina Côrtes Gama e os professores apresentados em outras edições em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

 

O Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.