Acesso interno

Centro de Pós-Graduação

Informações gerais sobre matrículas semestrais em disciplinas regulares e eletivas

Calendário de matrículas 2020/1 *atualizado em 03/12/2019
Calendário de matrículas Patologia/ICB *atualizado em 03/12/2019

Disciplinas ofertadas:

Trancamento Parcial de Matrícula Semestral

As matrículas de pós-graduação são feitas exclusivamente via internet, tanto em disciplinas de seu próprio programa (matrícula regular) quanto em disciplinas de outros programas (matrícula eletiva). Todas as matrícula deverão ser feitas no portal “MinhaUfmg”.

A matrícula online (inclusive em disciplinas eletivas) deverá feita no período estipulado pela secretaria do Centro de Pós-Graduação – CPG, em conformidade com o calendário do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA. Estão dispensados de fazer matrícula somente os alunos cujas defesas acontecerem até o dia que antecede o primeiro dia letivo do semestre referente à matrícula em questão. De acordo com as Normas Gerais de Pós-Graduação, (disponível em ) o aluno que não se matricula em 01 (um) período letivo é automaticamente excluído do programa.

Todos os alunos deverão acessar o Portal “Minha UFMG” para fazer a proposta de matrícula.

Os alunos veteranos que ainda não estão cadastrados ou estão apresentando problemas para acessar este Portal, gentileza entrar em contato, o mais breve possível com o CIN (Centro de Informática, sala 605, 6º andar da Faculdade de Medicina, telefone 3409-9648, e-mail: cin@medicina.ufmg.br).

Os alunos calouros devem fazer o registro no período estabelecido no edital de seleção do curso no qual foram aprovados. Após esse registro, o DRCA vai gerar o número de matrícula desses novos alunos e o sistema acadêmico vai emitir automaticamente uma carta de NIP’s para o e-mail que o aluno informou no ato do registro. De posse dessa carta de NIP’s, o aluno pode acessar o Portal minhaUFMG e criar seu acesso pessoal. Somente com o acesso ao Portal é que o novo aluno poderá montar sua proposta de matrícula conforme informações abaixo. Se a carta de NIP’s não chegar até sete dias após o término do período de registro, favor entrar em contato com a secretaria do CPG.

Acessando o portal “Minha UFMG”, no canto inferior esquerdo, no item “Sistemas”, basta clicar no ícone “Matrícula da pós-graduação”, logo em seguida será aberta a tela onde o aluno deverá preencher sua proposta de matrícula.

Os alunos que não pretendem se inscrever em disciplinas, matriculam-se apenas em “Elaboração de trabalho final”, que não é uma disciplina, significa apenas que o aluno está no programa sem fazer disciplinas, dedicando-se apenas à elaboração de sua tese ou dissertação. Para tanto, devem adotar os seguintes procedimentos:

1º – Na tela inicial clique em “Atividades Acadêmicas Curriculares”;
2º – Aberta a tela acima, selecione a atividade “ETF GER000 – ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL” clicando na coluna “Selecionar” em frente a este item;
3º – Clique em “Enviar” (o campo “Justificativa do aluno” pode ser deixado em branco).

Esta proposta de matrícula será encaminhada diretamente pelo sistema acadêmico para o e-mail de seu orientador que após analisá-la, discorda e devolve para sua correção ou concorda e remete para a secretaria. Os alunos cujo orientador ainda não está definido, ou que por algum motivo ainda não tiveram o orientador cadastrado, as propostas de matrículas serão direcionadas ao coordenador do programa.

Procedimentos de Matrícula Regular (Disciplinas do próprio programa)

Procedimentos de Matrícula Eletiva (Disciplinas de outros programas)

Informações gerais

Este formulário online que o aluno preenche é apenas uma proposta, o que significa que o aluno não deve considerar-se matriculado nas disciplinas escolhidas; as vagas nas disciplinas são limitadas e a confirmação da efetivação de matrícula nas mesmas deve ser feita por meio da emissão do COMPROVANTE DE MATRÍCULA, em data estipulada no calendário de matrícula previamente divulgado na página web do CPG.

Antes de enviar sua proposta de matrícula, preste muita atenção e pense bem nas disciplinas escolhidas, porque uma vez enviada, a proposta não mais poderá ser alterada.

A contribuição ao fundo de bolsas é voluntária e os alunos que desejarem contribuir deverão acessar http://www.fump.ufmg.br/