Acesso interno

Cirurgia e Oftalmologia

Infra-estrutura

 

O Programa desenvolve-se integrado a outros dez Programas do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, e ao complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG (Campus da Saúde), contando com o suporte de sólida infraestrutura para ensino e pesquisa experimental e clínica. Todos os alunos são estimulados a fazer uso da infraestrutura disponibilizada, em especial, das facilidades de laboratórios de pesquisa que propiciam desde realização de experimentos em biologia molecular até realização de experimentos in vivo com animais de experimentação e cultura de células humanas e de outras espécies animais. A Faculdade de Medicina disponibiliza as facilidades de biotério de excelente qualidade para a realização de trabalhos experimentais em animais. Este Centro de Experimentação Animal possui dois funcionários técnicos.

O PPGCO tem sua sede no prédio da Faculdade de Medicina, mas, interage fortemente com as facilidades destinadas ao atendimento de pacientes no Hospital das Clínicas da UFMG, tanto pacientes externos, no ambulatório, quanto pacientes internados, no HC-UFMG. Portanto, além da infraestrutura da Faculdade de Medicina, incluindo laboratórios de pesquisa, centro de informática, Centro de telemedicina e de simulação, salas de aula confortáveis, Centro de Pós-Graduação e biblioteca, o PPGCO conta com a estrutura do HC-UFMG, também, de excelente qualidade. Para ilustrar, algumas dessas facilidades são descritas abaixo:

4.1 Laboratórios

Laborátórios próprios da Cirurgia:
– Laboratório de Fisiopatologia Cirúrgica Professor Lineu Freire-Maia – 2º. andar da Faculdade de Medicina/UFMG.
– Laboratório de Anatomia Microcirúrgica – subsolo da Faculdade de Medicina/UFMG.
– Laboratório de Técnica Cirúrgica – subsolo da Faculdade de Medicina/UFMG.
– Laboratório de Terapia Celular – 2º andar da Faculdade de Medicina

Laboratórios Institucionais que podem ser utilizados pelos docentes da PPGCO:

– Laboratório Multi-Usuários de Pesquisa – 1º andar da Faculdade de Medicina/UFMG.
– Laboratório de Medicina Molecular – 1º andar da Faculdade de Medicina
– Laboratório de Pesquisa em Bacteriologia – 2º. andar da Faculdade de Medicina/UFMG.
– Laboratório de Anatomia Patológica – 3º andar da Faculdade de Medicina/UFMG.
– Departamento de Imaginologia – 3º andar Faculdade de Medicina UFMG
– Laboratório de Oncologia e Histopatologia – Instituto Alfa de Gastroenterologia, 2º andar HC-UFMG.
– Laboratório de Imunologia Celular e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

4.2 Recursos de Informática

O Centro de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG conta com laboratório de informática próprio exclusivo para os alunos da Pós- Graduação. Neste laboratório existem vinte e quatro computadores com acesso à internet e à intranet da UFMG, serviço de impressão e monitores de informática presenciais durante todo o dia para auxílio aos alunos. Além disso, o acesso à Internet é gratuito para todos os docentes e discentes.
As disciplinas de Informática Aplicada ao Método Científico e de princípios de bioestatística são ministradas neste laboratório. As aulas são teórico-práticas com um computador para cada aluno.
O Centro de Informática da Faculdade de Medicina (CIM) oferece total apoio aos docentes em suas dificuldades com as novas tecnologias na informatização, solucionando, rapidamente, imprevistos que surgem no dia a dia.

O Centro de pós-graduação disponibiliza equipamentos avançados para a realização de teleconferências o que permitindo que defesas possam ser programadas à distância, possibilitando maior interatividade com outros Programas nacionais e internacionais, além da oferta de disciplinas “on-line”.

4.3 Biblioteca

A Faculdade de Medicina e a UFMG possuem bibliotecas modernas, com grande acervo bibliográfico e conta com serviço de comutação junto a BIREME e computadores para acesso ao portal periódicos da CAPES. Além disso, disponibiliza-se para os alunos senha da minha UFMG que permite acesso ao sistema acadêmico e ao banco de dados Periódicos da CAPES. Isto permite total flexibilidade ao aluno que pode consultar artigos de casa, do local de trabalho, etc.

4.4 Outras Informações

4.4.1. Serviço de Estatística

O Centro de Pós-Graduação conta com um profissional específico da área de Estatística para auxiliar os alunos no desenho e análise estatística de suas pesquisas.

4.4.2 Hospitais

O HC-UFMG apresenta excelente infraestrutura que facilita a realização de pesquisas clínicas e epidemiológicas. Apresenta várias enfermarias, bloco cirúrgico, bloco obstétrico, unidades de tratamento intensivo infantil e adulto, centro de informática e de telemedicina, anexos para funcionamento de serviços especializados e ampla infraestrutura administrativa.
• Hospital das Clínicas da UFMG:
– Instituto Alfa de Gastroenterologia (Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Coloproctologia, Cabeça e Pescoço, Endoscopia)
– Serviço de Anestesiologia
– Serviço de Cirurgia Pediátrica
– Serviço de Cirurgia Plástica
– Serviço de Neurocirurgia
– Serviço de Urologia
– Serviço de Ortopedia
– Serviço de Cirurgia Torácica
– Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular
– Serviço de Cirurgia Cardíaca
– Serviço de Transplantes de Órgãos e Tecidos

– Radiologia (US, TC, RM e PET)
– Centro de Pesquisa Clínica

• Anexo São Geraldo

– Serviço de Oftalmologia
– Serviço de Otorrinolaringologia

• Anexo Borges da Costa

– Cirurgia Ambulatorial
– Serviço de Oncologia Clínica
– Serviço de Hematologia
– Serviço de Endocrinologia

• Ambulatórios do HC- UFMG

– Ambulatório Bias Fortes
– Ambulatório Jenny Faria
– Ambulatório São Vicente

• Hospital Universitário Risoleta Tolentino Neves (Pronto-Socorro metropolitano)
– Serviço de Anestesiologia
– Serviço de Cirurgia Geral e do Trauma
– Serviço de Neurocirurgia
– Serviço de Cirurgia Plástica
– Serviço de Ortopedia
– Serviço de Cirurgia Torácica
– Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular
-Serviço de Endoscopia
– Radiologia (US, TC)
– Centro de Pesquisa Clínica

• Biotério

– Centro de Experimentação animal da Faculdade de Medicina/UFMG.