Acesso interno

Cirurgia e Oftalmologia

Objetivo Geral

• Promover pesquisas stricto sensu em Cirurgia e Oftalmologia que visem responder hiatos do conhecimento, por meio da correta aplicação do método científico, formando mestres e doutores para que se tornem docentes e pesquisadores qualificados, que levem à melhora na qualidade da atenção à saúde no país e no mundo.

Objetivos Específicos
• Formar indivíduos com habilidades para desenvolver, de maneira construtiva e crítica, a docência, a pesquisa e a assistência à saúde.
• Programar, propor, realizar e divulgar pesquisa autônoma, criativa, inovadora e socialmente inserida.
• Capacitar os pesquisadores a identificar problemas globais, socialmente relevantes para direcionar o foco da pesquisa científica.
• Ensinar, propiciar e incentivar a busca de captação de recursos para os projetos a serem desenvolvidos.
• Estimular a integração de docentes do Programa com pesquisadores de outras instituições brasileiras e internacionais de ensino e pesquisa.
• Promover inserção internacional da pesquisa desenvolvida em nosso meio através de:
o participação docente / discente em eventos científicos internacionais e em visitas a instituições externas;
o aumento do número de publicações com impacto internacional (particularmente nos estratos A1, A2 e B1);
o Estimular a formação de pós-doutores no âmbito do Programa.
• Estimular o desenvolvimento de patentes.
O Programa espera formar recursos humanos que possam ter inserção no mercado de trabalho em Instituições Públicas e/ou Privadas que estejam envolvidas com atividades de ensino e pesquisa, no Brasil ou no Exterior, com o compromisso de promover o desenvolvimento da Ciência para o benefício do País e da Humanidade.
Almeja que os pesquisadores egressos sejam capazes de levar adiante o conhecimento científico adquirido e retribuir à sociedade os benefícios desses avanços.
O Programa espera o egresso do Mestrado e Doutorado adquira conhecimento e habilidades para:

• Desenvolver pesquisas científicas dentro dos princípios éticos que fundamentam as pesquisas envolvendo seres humanos e animais
• Conhecimento da literatura relacionada ao seu campo de atuação
• Análise crítica de trabalhos científicos próprios ou desenvolvidos por outro pesquisador
• Redação de projetos de pesquisa e trabalhos científicos
• Preparação e administração de aulas
• Reconhecer criticamente as linhas mestras de raciocínio na área de conhecimento e formular questões atualizadas.
• Escolher o método apropriado para obter respostas confiáveis e pertinentes.
• Confecção e análise estatística de bancos de dados
• Destreza em tecnologias de ponta na área específica;
• Desenvolver linha de pesquisa própria e independente (autonomia acadêmica)
• Formar outros pesquisadores e desenvolver núcleos de pesquisa.
• Enfatizar a formação qualificada e produtiva do corpo discente.
• Montar a estrutura de disciplina ou de programa de pós-graduação fundamentada na ética, no desenvolvimento científico e tecnológico e na inovação.
• Propor projetos claros relacionados às linhas de pesquisa e área de concentração.