Acesso interno

Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical

Dupla titulação de doutorado entre UFMG e Maastricht University

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais, parabeniza a doutora Williane Fernanda Siqueira e seu orientador em nosso Programa de Pós-Graduação, professor Ricardo Toshio Fujiwara, pela conclusão de sua tese intitulada “Identification of New Antigens for the Diagnosis of Visceral Leishmaniasis – Application in Immunochromatography”, que foi defendida no último dia 19 de setembro de 2023 na Maastricht University, situada nos Países Baixos.

A defesa contou com a presença do Pró-Reitor de pós-graduação, Prof. dr. Ralf Peeters, dos orientadores (Prof. Ricardo Fujiwara/UFMG, Prof. Thomas Cleij/Maastricht University e Bart van Grisven/Maastricht University), além da banca avaliadora, que foi composta pelos professores doutores: Prof. Leon Claessens (Faculty of Science and Engineering, Maastricht University), Prof. Ricardo Nascimento Araújo (ICB/UFMG), Prof. Mauricio Sant’Anna (ICB/UFMG), Profa. Prof. Laia Solano-Gallego (Universidad Autonoma of Barcelona), Profa. Prof. Patricia Losada-Pérez (Université Libre de Bruxelles) e Profa. Dr. Carmen M. Padilla Díaz (Faculty of Science and Engineering, Maastricht University). A defesa foi transmitida e gravada e pode ser acessada no link https://www.youtube.com/watch?v=HPK-43WhxNU. A defesa também contou com a participação da Profa. Lilian Lacerda Bueno, docente permanente do nosso programa, como paraninfa da candidata.

A defesa da Williane foi desenvolvida em cotutela entre a UFMG (Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical) e Maastricht University e permitiu à aluna a obtenção de titulação simultânea nas duas Instituições. Tal ação pode ser considerada como de grande relevância e impacto na internacionalização do grupo de pesquisa liderado pelo professor Ricardo Fujiwara, para nosso Programa de Pós-Graduação bem como para a UFMG.

Parabéns a Dra. Williane e aos professores Ricardo Fujiwara, Thomas Cleij e Bart van Grisven; desejamos todo o sucesso em sua trajetória profissional!