Disciplinas
Ementa:
A disciplina busca integrar o pós-graduando no ensino de graduação e capacitá-lo para a atividade docente-assistencial por meio de um estágio didático supervisionado. O aluno de mestrado ministra aulas teórico-práticas em uma disciplina de graduação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, sob a supervisão direta de um docente, que será o responsável pela carga didática na UFMG. O mestrando tem acesso ao docente-supervisor durante todo o tempo das aulas e apresenta-lhe relatos periódicos sobre o progresso dos seus alunos na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, segundo objetivos pré-definidos pelo coordenador da disciplina de graduação ministrada. Ao fim do semestre, apresenta um relatório das suas atividades, seguido por um parecer do docente no qual este analisa o desempenho do mestrando ao longo do semestre. A avaliação da disciplina leva em conta o relatório apresentado pelo mestrando e o parecer do docente-supervisor. O mestrando também recebe um documento que informa sobre o seu desempenho didático segundo a avaliação do corpo discente.
Carga horária: 60 horas
Créditos: 04
Ementa:
A disciplina, antes denominada “ESTUDO DA FISIOLOGIA DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO FETAL”, teve seu nome ajustado à ementa atualizada, mantendo-se os mesmos objetivos de aprendizagem, carga horária, modalidade de oferta e docentes. Desta forma, não há necessidade de se alterar o código, apenas o nome e a ementa. Ementa: Essa disciplina tem por objetivos produzir e integrar conhecimentos de diferentes áreas que lidam com a atenção ao feto como paciente e sua família, promovendo aconselhamento oportuno, maior aplicabilidade clínica, com impacto na melhor atenção à saúde dessa população. Com metodologia ativa de ensino-aprendizagem, essa disciplina visa ser um espaço cujas discussões multidisciplinares a partir da apresentação de um caso clínico vivenciado no Ambulatório de Medicina Fetal do CEMEFE/HC/UFMG. Competências a ser desenvolvidas: Aprimorar conhecimento atualizado sobre a abordagem multidisciplinar das principais doenças que acometem o feto, com impacto em sua família e comunidade. Aprimorar habilidades de comunicação, em especial de más notícias. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas aos cuidados paliativos em Medicina Fetal.
Carga horária: 45 horas
Créditos: 03
Ementa:
Os estudos da fisiologia do feto humano, utilizando modelos animais, não é mais possível pelo aspecto ético e a falta de correlação com o que ocorre no feto humano. Temos observado um grande avanço no conhecimento da fisiologia fetal pela maior utilização de métodos propedêuticos não invasivos e na ampliação dos exames de genética médica, principalmente. Isto tem aberto uma grande discussão sobre procedimentos experimentais e pioneiros na prática do estudo das doenças fetais. Nesta disciplina buscamos discutir os aspectos éticos e legais das pesquisas que envolvem os seres humanos, assim como os tratamentos que têm sido propostos. Procurar compreender os aspectos fisiológicos do que ocorre no ambiente intrauterino e buscar uma análise crítica dos tratamentos que têm sido sugeridos.
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
Ementa:
Os objetivos de aprendizagem são Conhecimentos: o aluno terá uma iniciação conceitual e prática aos conteúdos de Saúde Digital, que inclui a Informática Médica, Inteligência Artificial e a Saúde móvel, aplicados à pesquisa e ao aprimoramento da prestação de cuidados em saúde. A inovação, particularmente na esfera digital, está acontecendo em escala sem precedentes. Mesmo assim, sua aplicação para melhorar a saúde das populações permanece em grande parte inexplorada, e há um imenso escopo para o uso de soluções digitais de saúde. Habilidades: Espera-se viabilizar o letramento em Saúde Digital. A proposta é que o aluno possa criar e gerenciar pequenos bancos de dados destinados à pesquisa em saúde, assim como explorar bases de dados públicas disponíveis, com práticas introdutórias de estatística em Python. Irá conhecer exemplos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação disponíveis para suporte à decisão e cuidados em saúde, ensino e pesquisa. Desenvolverá visão crítica sobre o bom e o mau uso da tecnologia digital, identificando as boas práticas em saúde digital. Será motivado ao trabalho em equipe multiprofissional de saúde e informática para solução de questões relevantes em saúde. Irá experimentar a aprendizagem em laboratórios, de informática e plataformas virtuais, conhecendo o potencial deste ambiente para pesquisa multidisciplinar em Saúde Digital. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Oficina de Banco de Dados Registro em saúde Sistemas de Informação à saúde Padrões de informação e interoperabilidade Estratégia de Saúde Digital Segurança da informação Inteligência Artificial aplicada à saúde – Sistemas de Apoio à Decisão Os smartphones e aplicativos Biossensores e dispositivos vestíveis Tecnologias interativas e autônomas Geoprocessamento de dados em saúde Ética em Saúde Digital Seminário: Saúde Digital MÉTODOS: Aulas teóricas em vídeos: apresentação dos tópicos e discussão dos conteúdos. Aulas práticas e exercícios: acesso aos sistemas de informação eletrônicos em saúde; criação e gerenciamento de bancos de dados: prática em computadores com acesso à internet. Seminário: estudo de publicações científicas a respeito dos temas, seguindo o conteúdo programático da disciplina. AVALIAÇÃO: Avaliação formativa: a aquisição de habilidades será avaliada durante as atividades práticas no Moodle. Avaliação de conhecimentos: o domínio dos conteúdos será avaliado por um trabalho final em grupo apresentado na forma de seminário e por uma prova individual. Avaliação de desempenho: auto-avaliação
Carga horária: 60 horas
Créditos: 04
Ementa:
A partir da melhora das técnicas de ultrasom, doppler fluxometria, RNM e as técnicas laboratoriais foi possível um maior desenvolvimento do conhecimento da fisiologia fetal. Pudemos incorporar métodos de obtenção de material fetal como sangue, de forma mais segura, ampliar o cultivo celular de material obtido por punção direta e mesmo através do resgate de material fetal na circulação materna. Junto a isto, o desenvolvimento de técnicas de dosagens de peptídeos vasoativos e outras substâncias em frações menores de sangue obtido do feto possibilitou um melhor conhecimento das alterações fisiológicas e patológicas que ocorrem na gestação. O cultivo celular e as técnicas de replicação do DNA também têm possibilitado um grande avanço no diagnóstico de doenças fetais, abrindo a possibilidade do tratamento ainda no ambiente intrauterino. Compreender o ambiente intrauterino em situações clínicas como a Restrição de Crescimento Intrauterino e as doenças genéticas vai possibilitar intervenções que possam levar ao tratamento ainda durante a gestação.
Carga horária: 60 horas
Créditos 04
Ementa:
A disciplina tem por objetivo o treinamento orientado dos métodos de redação do trabalho científico (artigos, monografias, dissertações e teses), do uso da informática na redação e do acesso de fontes de referências bibliográficas. A disciplina propõe discutir a redação de artigos científicos e rever as bases avaliativas de artigos científicos, para capacitar o aluno da pós-graduação na redação da tese e do artigo. O método de ensino será fundamentado em aulas expositivas, discussões teóricas e auxílio para a redação dos trabalhos científicos desenvolvidos por alunos. A disciplina será semi- presencial. Serão discutidas as partes metodológicas do artigo original, artigo de revisão e relato de caso, apresentação impressa, ilustração e linguagem científica, redação de tese e pesquisa bibliográfica. Utilizaremos as seguintes ferramentas: Consolidated Standards of reporting trials (CONSORT) para estudos clínicos randomizados1 Quality of Reporting of Meta-Analyses (QUORUM– Qualidade da Apresentação dos Resultados de Meta-Análises”) para estudos de metaalise2. Meta-Analysis of Observational Studies in Epidemiology (MOOSE – Meta-Análise de Estudos Observacionais em Epidemiologia) para estudo observacionais de metanalise3 Standards for Reporting of Diagnostic Accuracy (“STARD – Padrões relativos à Apresentação de Achados de Estudos sobrea Acurácia Diagnóstica”) para estudos de acurácia diagnostica4 Strengthening the Reporting of Observational studies in Epidemiology (“STROBE – Aprimorando a Apresentação de Resultados de Estudos Observacionais em Epidemiologia) para estudos observacionais5 A disciplina terá duração de 1 semestre letivo, sendo as 30 horas distribuídas em 10 aulas de 3 horas, sendo um aula por semana, semipresencial na Faculdade de Medicina. Programa: 1. Partes metodológicas do artigo original 2. Partes metodológicas dos artigos de revisão e relato de caso 3. Apresentação impressa, ilustração e linguagem científica 4. Redação de tese 5. Linguagem Médica 6. Portal CAPES 7. Pesquisa bibliográfica 8. Normalização bibliográfica 9. Análise de artigo tipo original 10. Análise de artigo tipo revisão da literatura e relato de caso
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
Ementa:
O endométrio é um órgão dinâmico, que sofre processo cíclico de alterações morfológicas e moleculares em resposta aos esteróides ovarianos. A manutenção da função e da estrutura endometriais requer a participação de fatores locais parácrinos e autócrinos secretados pelo epitélio glandular e estroma, além do miométrio. A disciplina tem por objetivo o estudo atualizado e sistematizado da fisiologia e fisiopatologia do endométrio com ênfase nos mecanismos regulatórios endometriais: regulação hormonal e sinalização molecular. A discussão da fisiologia endometrial será ponto de partida para discutir aspectos fisiopatológicos das doenças do endométrio: endometriose, sangramento uterino anormal, miomas e pólipos endometriais. Avanços nas pesquisas como a identificação de células-tronco endometriais e uso de novas drogas com ação endometrial também devem ser discutidas. A disciplina será conduzida na forma de seminários apresentados pelos alunos com análise crítica e discussão de artigos científicos sobre os temas abaixo, incluindo vários aspectos desde a metodologia a escrita científica. Os seguintes tópicos devem ser abordados na forma de seminários desenvolvidos pelos alunos:
-Ciclo menstrual endometrial: modificações estruturais e funcionais do endométrio.
-Papel dos esteróides sexuais (estrogênio, progesterona e androgênios) na regulação da proliferação celular endometrial.
-Mediadores parácrinos de crescimento e diferenciação endometrial Implantação embrionária: o endométrio e a receptividade endometrial.
-Avaliação clínica e laboratorial do endométrio Células-tronco endometriais
-Endometriose: uma doença do endométrio? Endometriose: uma doença inflamatória?
-Fisiopatologia da hemorragia uterina disfuncional
-Doenças benignas: pólipos e miomas
-O endométrio na pós-menopausa
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
EMENTA:
OBJETIVO:
Capacitar o aluno a pesquisar e desenvolver metodologia de validação científica em temas modernos e avançados com possibilidade de interligação direta entre a prática clínica, perspectivas de pesquisas e capacitação profissional em todas as subáreas da Mastologia
JUSTIFICATIVA:
Publicações em periódicos de alto impacto referente a modelos experimentais e práticos têm sido cada vez mais frequentes na literatura médica. Uma atualização continuada e desenvolvimento do julgamento crítico das publicações selecionadas é uma etapa essencial nessa formação. Diferentes metodologias podem ser aplicadas a este processo, cada uma atingindo um objetivo específico.
A correta aplicação da metodologia de validação, ou sua correta interpretação, é um aspecto importante na pedagogia do conhecimento moderno.
TEMAS ABORDADOS NA DISCIPLINA:
– Impacto hormonal no Risco do câncer de mama
– Controvérsias no Rastreamento do câncer de mama
– Novas tecnologias e sua aplicação na avaliação das mamas
– Procedimentos minimamente invasivos
– Plataformas genéticas e sua aplicação no planejamento terapêutico
– Oncogenética atual e sua importância
– Descalonamento no tratamento do câncer de mama
– Complicações e crises associadas aos Implantes mamários
– Oncoplastia e Reconstrução mamária
– Novas drogas e protocolos do tratamento sistêmico
– Cirurgia Robótica
– Inteligência Artificial em Mastologia
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
EMENTA:
- A disciplina tem como objetivo apresentar ao aluno fundamentos teóricos e práticos das técnicas laboratoriais mais utilizadas na pesquisa em reprodução humana.
- A disciplina é ministrada na forma de seminários, em que os alunos apresentam artigos selecionados pelo professor, com detalhamento máximo da sessão de Materiais e Métodos. Uma técnica utilizada no artigo é previamente escolhida para ser o objeto principal do seminário e o aluno deve explicá-la aos colegas com a ajuda de vídeos ilustrativos de domínio público. Algumas técnicas também são objeto de demonstrações práticas feitas por professores convidados.
- Os seminários e aulas práticas abordam técnicas de dosagens hormonais (ELISA, quimioluminescência, LC/MS), imuno-histoquímica, isolamento de células da granulosa em líquido folicular aspirado para fertilização in vitro, criopreservação de oócitos, análise de expressão gênica por PCR em tempo real, quantificação proteica por Western blot, preparo de amostras para análises morfológicas e moleculares, citometria de fluxo, cultura de células endoteliais de cordão umbilical, análise de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), modelos experimentais de endometriose, cultura de células endometriais e ensaios de adesão e migração celular.
- A avaliação considera o desempenho do aluno no preparo e apresentação dos seminários e nas aulas
Práticas
Carga horária: 60 horas
Créditos: 04
EMENTA:
- A disciplina será composta de um módulo básico e um módulo específico.
- No módulo básico serão abordadas as principais aplicações rotineiras de métodos de imagem em ginecologia e obstetrícia geral e mastologia, como rastreamento de câncer de mama, diagnóstico de doenças benignas da mama, avaliação endometrial, avaliação de massas anexiais, avaliação de crescimento e vitalidade fetal.
- No módulo específico, serão abordadas aplicações específicas em determinadas condições ginecológicas e obstétricas como aplicação da ultrassonografia na infertilidade, aplicações da ultrassonografia e ressonância magnética no diagnóstico de endometriose e miomas, aplicações do US3D e 4D, aplicações da tomossíntese e da RM em mastologia. O conteúdo deste módulo será variável ao longo das edições da disciplina, de forma a trazer convidados e abordar avanços tecnológicos recentes.
- Em ambos os módulos, os alunos terão 50% de carga horária teórica, com aulas expositivas e discussão de artigos e 50% de carga horária prática, acompanhando a realização dos exames estudados com os docentes da disciplina, diretamente no serviço de imagem.
- As técnicas de imagem são parte essencial da propedêutica complementar em saúde da mulher e são utilizadas corriqueiramente em todas as subespecialidades da ginecologia e obstetrícia. Assim, a disciplina pretende discutir aplicações gerais e específicas das mesmas, ampliando o conhecimento e a aplicação das mesmas pelos alunos dos programas. O intuito é desenvolver a avaliação e utilização crítica dos métodos disponíveis e estimular o estudo de novas aplicações e técnicas nos projetos de pesquisa.
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
EMENTA:
A célula tumoral e as inter-relações com os fatores moleculares que determinam microambiente tumoral e influenciam a resposta dos pacientes oncológicos ao tratamento, como oportunidade para o desenvolvimento da pesquisa translacional e inovação em saúde.
OBJETIVO GERAL
Propiciar aos pós-graduandos uma visão geral da biologia molecular do câncer, novos métodos de diagnóstico e tratamento do câncer propostos a partir desse conhecimento, a fim de despertar oportunidades para transposição da ciência para a prática clínica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Apresentação da disciplina enfatizando sua importância para o curso, a metodologia adotada, avaliações e trabalhos a serem realizados. Indicação de bibliografia.
As bases da biologia molecular e celular do câncer
Genética do câncer (Mutações Somáticas e Germinativas e Epigenética do câncer)
Câncer, CTCs (cancer stem cells) e diferenciação celular
Biópsia Líquida no Rastreamento e Terapia do câncer
Quimioterapia citotóxica
Terapia alvo, imunoterapia e CART-cell
CRISPR e o futuro da oncologia
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada em aulas teóricas, utilizando metodologias ativas de aprendizagem, por meio de trabalhos individual e/ou equipe, dinâmicas de grupo, estudos dirigidos, estudos de casos, seminários, exposições dialogadas, grupos de discussão, onde os conteúdos serão ministrados de acordo as especificidades do grupo de alunos e da disciplina.
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
Princípios da medicina baseada em evidências
– Tipos de revisão sistemática
– Como definir o tema e realizar a pesquisa bibliográfica
– Bases de dados e práticas de acesso:
- Pubmed
- Periódicos CAPES
- Cochrane
- Scielo/Bireme
- UpToDate
– Critérios de inclusão e exclusão
– Uso do software RevMan
– Elaboração do texto
– Revisão e submissão
Carga horária: 30 horas
Créditos: 02
EMENTA:
O Papel da Estatística na área da saúde. Organização da Pesquisa Clínica. Descrição e Apresentação de Dados. Probabilidade. Avaliação da Qualidade de Testes Diagnósticos. Modelos Estatísticos: Binomial, Poisson e Normal. Inferência Estatística: Intervalo de Confiança e Teste de Hipóteses. Comparação de Duas Populações e Medidas do Efeito. Dimensionamento de Amostras.
Carga horária: 60 horas
Créditos: 04