Acesso interno

SAÚDE DA MULHER

HISTÓRIA

O Curso de Mestrado em Saúde da Mulher da UFMG foi criado em 1970 pelo Professor Clovis Salgado. Inicialmente, apenas com o curso de Mestrado, tornou-se uma referência na formação de docentes para as Escolas Médicas de Minas Gerais. Foi através do Mestrado da UFMG que os primeiros passos da pesquisa moderna foram introduzidos em nosso Estado. Posteriormente, foi incluído o curso do Doutorado (entre 1996 e 2016). A partir de 2022, o Programa vem passando por um amplo processo de reestruturação rumo à excelência, sendo o único Programa dedicado exclusivamente à Saúde da Mulher em Minas Gerais.

A evolução do programa em qualidade e volume de suas publicações coincide com o verificado em toda a produção acadêmica nacional. A pós-graduação que inicialmente visou exclusivamente à formação de docentes para o ensino universitário foi progressivamente assumindo a responsabilidade de formar pesquisadores e de liderar o processo de formação de grupos de pesquisa em nossas Instituições de Ensino.

Parcerias internacionais fazem parte da história do Programa e têm contribuído para excelência em pesquisa e troca de experiências com grandes centros mundiais de investigação. A captação de recursos nacionais e internacionais pelos seus docentes tem sido uma das marcas de excel6encia do Programa, formando alianças e abrindo a possibilidade de intercâmbio internacional para docentes e discentes.

Esperamos que os próximos anos de funcionamento do nosso curso possam produzir avanços na qualidade e na importância dos produtos científicos, na forma de publicações cientificas de qualidade, patentes, foco em inovação e formação de pessoas.