Acesso interno

SAÚDE DA MULHER

INFRAESTRUTURA

A infraestrutura do Programa Saúde da Mulher desde a atividade assistencial e atividade da pesquisa propriamente dita esta implantada dentro do Campus da Saúde da UFMG e aulas para GD e auditório com estrutura completa para palestras (inclusive com tradução simultânea).

1- A Atividades Assistenciais ambulatoriais (pesquisas clinicas)
Ambulatório Jenny Faria, com salas de consultas no setor de pre natal (3 andar), Ginecologia (4 andar), Mastologia (2 andar). Setor de propedêutica com Ultra Som, Urodinâmica, mamografia e laboratório de analises clinicas. Salas de reunião do sistema de saúde publica de Minas Gerais.

2- Atividades Assistenciais Hospitalares (pesquisas clinicas e laboratoriais)
A Unidade Funcional Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia situa-se no 4o. andar do HC-UFMG/Ebserh. Com uma gestão colegiada, possibilita o aprimoramento de práticas clínicas integradas em perinatologia, favorecendo estudos mais abrangentes em torno do nascimento. O Centro de Medicina Fetal é referência no Estado para diagnóstico e condução de casos de anomalias fetais, sendo conduzido por um grupo interdisciplinar que reúne obstetra-fetologista, geneticista e neonatologista. O Laboratório de Medicina Fetal possui infraestrutura própria para realização de coleta de espécimes e seu acondicionamento em freezers e galões de nitrogênio. Além disso, suporte para dosagens de substâncias como os peptídeos, enzimas e outras proteínas, a partir de kits comerciais ou de reagentes específicos para experimentos envolvendo identificação de substâncias ainda em fase de pesquisa. Isso inclui vasilhame, deionizador, pipetas e micropipetas, centrífuga e equipamento para PCR. A Maternidade Otto Cirne é referencia quaternária possui 56 leitos para gestantes/puérperas, 20 leitos de neonatologia (incluindo UTI). Nesta unidade toda a propedêutica obstétrica, genética, imaginologia , patologia esta disponível para assistência e utilização em pesquisas. Os setores de Oncologia, Mastologia e Ginecologia situam-se no 9 andar do HC-UFMG, utilizando-se bloco obstétrica e demais estruturas de apoio propedêutico e terapêutico da Instituição.

3- Atividades de Pesquisa Laboratorial (experimental)
O programa possui setor de cirurgia experimental em animais com salas de cirurgia e biotério. Modelos já desenvolvidos de endometriose experimental e exposição teratogênica simulada são linhas de pesquisa deste setor. No nono andar do HC-UFMG esta localizado o Laboratório Prof. Aroldo Camargos de Reprodução Humana, com áreas assistência e de pesquisas laboratoriais. Além de todas as técnicas de reprodução assistida localiza-se nesta área estrutura para estudos de embriologia e células tronco embrionárias. No quarto andar do HC-UFMG localiza-se o Laboratório de Medicina fetal, que além da área assistência disponibiliza para pesquisa equipamentos para estudos de infecção congênita, genética fetal e estudos hematológicos fetais.

4- Estrutura Administrativa
O Programa de PG em Saúde da Mulher esta administrativamente vinculado ao Centro de Pos Graduação da Faculdade de Medicina, situada no quinto andar desta unidade de ensino. Neste local situa-se toda estrutura de gerencia e apoio administrativo do programa. Destaca- que atualmente todo fluxo de disciplinas, matricula, avaliações e etc estão informatizadas, sendo possível ao aluno localizar-se dentro do seu curso de maneira virtual.

5- Estrutura de Apoio a Pesquisa (Biblioteca e sites de busca)
O programa Saúde da Mulher fornece aos alunos no momento da matricula possibilidade de acessar ao Portal de Periódicos Capes. Há um pequeno treinamento para utilização das possibilidades de busca fornecido pelo próprio site. Além desta ferramenta também é oferecido aos alunos matricula nas bibliotecas da UFMG, Baeta Viana (Campus da Saúde- membro BIREME) e biblioteca central (Campus Pampulha). Existe apoio funcional em ambas as bibliotecas (Bibliotecárias) para qualquer necessidade para pesquisas em desenvolvimento. A UFMG conta ainda com comitê de ética em pesquisa, membro regular do Conep (Brasília). No centro de Pos Graduação da Faculdade de Medicina onde localiza-se o Programa Saúde da Mulher existe um laboratório de informática com cerca de 50 terminais e programas estatísticos fundamentais para apoio a pesquisa de nossos alunos (Minitab, SSPS IBM e outros). Há consultoria estatísticas para os trabalhos de conclusão dos nossos alunos.

6 – Centro de simulação da Faculdade de Medicina da UFMG
A Faculdade de Medicina da UFMG conta com um Centro de Simulação que tem o objetivo criar e inovar ações envolvendo a simulação em saúde, como forma de auxiliar na aquisição de habilidades e desenvolvimento de competências de forma ética, evitando a exposição do paciente e propiciando uma melhor assistência pela capacitação prévia em ambiente simulado. Como parte de seu acervo foi adquirido por meio de financiamento do Fundo Nacional de Saúde é, também, um de seus objetivos, a capacitação de profissionais da área de saúde da rede pública para o desenvolvimento de competências e habilidades, visando melhor qualificar a assistência. A área dedicada possui cerca de 1500m2. Entre os inúmeros equipamentos disponíveis, destacam-se os simuladores de parto, de ressuscitação adulto e neonatal, práticas radiológicas e de laparoscopia.

7- Estrutura de Apoio a Pesquisa (Biblioteca e sites de busca)
O Curso, de forma integrada com os privilégios dos demais usuários cadastrados no minhaufmg, oferece acesso ao Portal de Periódicos Capes, a partir da matrícula e durante toda sua permânencia no percurso da pós-graduação. O próprio site oferece treinamento para utilização das ferramentas de busca. Além desta ferramenta, também é oferecido aos alunos o acesso a todo conjunto de bibliotecas da UFMG, sendo a Baeta Viana (Campus da Saúde- membro BIREME) e biblioteca central (Campus Pampulha). Além disto, está disponível o apoio funcional em ambas as bibliotecas (Bibliotecárias) para qualquer necessidade para pesquisas em desenvolvimento, incluindo suporte às revisões sistemáticas de literatura. Os docentes do Programa, também possuem apoio à Plataforma UpToDate provida pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. A UFMG conta ainda com comitê de ética em pesquisa da UFMG, membro regular do Conep (Brasília); e contará com CEP específico dedicado ao Campus Saúde, a partir de 2023.
O Curso, de forma integrada com os privilégios dos demais usuários cadastrados no minhaufmg, oferece acesso ao Portal de Periódicos Capes, a partir da matrícula e durante toda sua permânencia no percurso da pós-graduação. O próprio site oferece treinamento para utilização das ferramentas de busca. Além desta ferramenta, também é oferecido aos alunos o acesso a todo conjunto de bibliotecas da UFMG, sendo a Baeta Viana (Campus da Saúde- membro BIREME) e biblioteca central (Campus Pampulha). Além disto, está disponível o apoio funcional em ambas as bibliotecas (Bibliotecárias) para qualquer necessidade para pesquisas em desenvolvimento, incluindo suporte às revisões sistemáticas de literatura. Os docentes do Curso, também possuem apoio à Plataforma UpToDate provida pelo Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. A UFMG conta ainda com comitê de ética em pesquisa da UFMG, membro regular do Conep (Brasília); e contará com CEP específico dedicado ao Campus Saúde, a partir de 2023.

8- Sistemas de informação e estatística
Quatro laboratório de informática com cerca de 32 terminais cada um, estarão acessíveis aos alunos, assim como um amplo ambiente conectado à internet dedicado aos seus usuários, localizado na Biblioteca Baeta Viana. Todos os computadores estão conectados à internet e dispõe de um conunto de softwares úteis para o apoio à pesquisa, como programas estatísticos licenciados como SPSS IBM, versão 23, Google Colab e Endnote. O Hospital das Clínicas da UFMG disponibiliza aos pesquisadores treinamento e acesso ao RedCap, um das principais plataforma abertas para coleta de dados segura e qualificada de dados para pesquisa. Há consultoria estatísticas para os trabalhos de conclusão dos nossos alunos. Informamos também, que as demandas por apoio estatístico podem ser levadas à Empresa Júnior de Estatística da UFMG (https://icmcjunior.com.br/). O Centro de Informática em Saúde, localizado no 6o andar da Faculdade de Medicina, fornece suporte aos usuários.