Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES)
O Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES) da Universidade Federal de Minas Gerais, é composto por professores, profissionais e acadêmicos das áreas da Saúde, Economia e Direito e Ciências Sociais. Trabalha numa perspectiva interinstitucional e multidisciplinar, desenvolvendo estudos e pesquisas capazes de subsidiar o processo de avaliação e tomada de decisão na gestão do sistema e serviços de saúde. PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO 1. Desenvolvimento e implementação de base de dados do centro nacional de informações em C&T e Economia da Saúde. Apoio Ministério da Saúde/ Department for Internacional Development of United Kingdon. 2. Avaliação Econômica e Epidemiológica de procedimentos de alta complexidade (neoplasias e TRS) no SUS; 3. Judicialização da Saúde 4. Impacto da Epidemia de Covid-19 no perfil de utilização dos leitos hospitalares (gerais e de UTI); 5. Reorganização da Rede de Atenção à Saúde e o papel do estado na regulação dos recursos de saúde.
Líderes do grupo: Profa. Eli Iola Gurgel Andrade e Profa. Mariangela Leal Cherchiglia
Professores do PPGSP-UFMG que também atuam no grupo: Profa. Ilka Afonso Reis e Profa. Flávia Bulegon Pilecco
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3532419271030305
Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas e Ocupacionais (GERMINAL)
O GERMINAL agrega pesquisadores com experiências acadêmicas e científicas em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), de universidades brasileiras e estrangeiras. A produção científica nas áreas de: 1) Epidemiologia das DCNT, em particular das doenças cardiovasculares e diabetes, 2) envelhecimento e saúde 3) determinantes sociais em saúde e 4) fármaco-epidemiologia. A produção do grupo tem contribuído para a saúde públicos do país em diversas áreas. No campo das doenças crônicas, o grupo está inserido na coordenação do projeto Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), um estudo multicêntrico em seis capitais brasileiras. O ELSA iniciou em 2008 com o objetivo principal de investigar os fatores de risco distais e proximais para as DCNT no país, sendo financiado, principalmente, pelos Ministério da Saúde e da Ciência e Tecnologia. Além disso os pesquisadores desenvolvem projetos e estudos com bases de dados nacionais como a PENSE, a PNAD, o SIM, a PNS e a AIH, entre outras.
Líderes do grupo: Profa. Sandhi Maria Barreto e Profa. Luana Giatti Gonçalves
Professores do PPGSP-UFMG que também atuam no grupo: Prof. Antonio Luiz Pinho Ribeiro e Profa. Lidyane do Valle Camelo
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3349110821213118
Site do ELSA-Brasil: http://elsabrasil.org/
Instagram do ELSA-Brasil MG: @elsabrasilmg
Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE)/FIOCRUZ
O NESPE é constituído por pesquisadores e estudantes da Fiocruz Minas e UFMG, e de instituições parceiras, que coordena: (1) Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), baseado em amostra nacional representativa de cerca de 10.000 pessoas com 50 anos ou mais, cujo objetivo é examinar os determinantes do envelhecimento saudável da população brasileira e suas consequências para o indivíduo e a sociedade; (2) Epigen-Brasil, que estuda a arquitetura genômica e a influência de fatores genéticos e ambientais na ocorrência de doenças crônicas em grandes coortes; (3) Estudo de coorte de Bambuí, que é um estudo prospectivo de residentes com 60 anos ou mais no início do estudo (1997), em Bambuí (MG), cujo objetivo foi identificar preditores de eventos adversos à saúde em idosos, como a Doença de Chagas; (4) Estudo Saúde Brumadinho, de delineamento longitudinal, que avalia as condições relacionadas à saúde da população residente no município, após o rompimento da barragem de mineração.
Líderes do grupo: Profa. Maria Fernanda Furtado de Lima e Costa e Prof. Sergio William Viana Peixoto
Professores do PPGSP-UFMG que atuam no grupo: Profa. Luciana de Souza Braga, Profa. Juliana Lustosa Torres, Profa.Elaine Leandro Machado e Profa. Waleska Teixeira Caiaffa.
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0183988786273813
Site do ELSI-Brasil: https://elsi.cpqrr.fiocruz.br/
Instagram do ELSI-Brasil: @idosoemevidencia
Grupo de Pesquisas em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana – UFMG (OSUBH)
O Grupo de Pesquisas em Epidemiologia foi criado em 1986 e em 2002 agregou-se a ele o Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH). É um grupo com características multidisciplinares, envolvendo pesquisadores de várias instituições e departamentos da UFMG e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de BH (SMSA). Sua missão é produzir conhecimentos sobre saúde urbana e seus determinantes para subsidiar políticas públicas, que impactem na redução das iniquidades intra-urbanas, e qualificar profissionais para atuar na área. Por meio da pesquisa científica, seus estudos objetivam a compreensão das condições sociais e ambientais da vida urbana para a implementação de estratégias específicas de intervenção e de políticas públicas, fornecendo bases empíricas para avaliar quais intervenções urbanas funcionam melhor em contextos específicos. Desde sua criação, está aninhado a Programas de Pós-graduação e redes de pesquisas como a Rede Latino-Americana de Saúde Urbana – Rede LAC.
Líderes do grupo: Profa. Waleska Teixeira Caiaffa e Profa. Amélia Augusta de Lima Friche
Professores do PPGSP-UFMG que também atuam no grupo: Profa. Veneza Berenice de Oliveira, Profa. Elis Mina Seraya Borde, Profa. Juliana Lustosa Torres e Profa.Luciana de Souza Braga
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/18074
Site do OSUBH: https://osubh.medicina.ufmg.br/
Instagram do OSUBH: @osubh.ufmg
Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (NEST)
Recentemente, foram investigadas as condições de trabalho no setor público de saúde, nas escolas do ensino fundamental, no setor judiciário e no setor do transporte coletivo urbano. Tais produtos contribuem para a elaboração de políticas de recursos humanos em saúde no âmbito do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana de Saúde, e para responder às demandas de insumos para as ações tanto do Ministério Público do Trabalho quanto dos sindicatos no tocante à intervenção em ambientes dos serviços públicos municipais e federais. Cursos de atualização são ofertados em parcerias com as instituições citadas no tema Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores. Localmente, foram oferecidos cursos para os funcionários da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Em âmbito nacional, para funcionário do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e para gestores do SUS.
Líder do grupo: Profa. Ada Ávila Assunção
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5391194886012562
Rede GBD Brasil
O Grupo de Estudos conduz o estudo Carga Global de Doenças no Brasil desde 2017, dando seguimento ao estudo Carga Global de Doenças no Brasil-2014-2016. Fruto da colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil e o Institute of Health Metrics and Evaluation/University of Washington este produz estimativas para indicadores de morbidade e mortalidade, fornece medida da carga global de doença amplamente utilizada na literatura mundial, visando comparabilidade internacional da carga de doença no país. O grupo tem publicado inúmeras análises em revistas nacionais e internacionais, como Lancet, Nature e Plos One, de alto impacto.. Em maio de 2023 foi lançado o site GBD Brasil, uma iniciativa da Rede GBD Brasil que tem como objetivos disseminar os resultados do Estudo Carga de Doenças no Brasil, democratizar o acesso e fomentar o uso dessas informações. A ideia de criar uma plataforma online partiu, inicialmente, da necessidade identificada pela Rede de divulgar o trabalho desenvolvido e seus resultados.
Líderes do grupo: Profa. Déborah Carvalho Malta e Prof. Antonio Luiz Pinho Ribeiro
Professores do PPGSP-UFMG que também atuam no grupo: Profa. Ana Paula Souto Melo e Profa. Elisabeth Barboza França
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/368571
Site da Rede GBD Brasil: https://gbdbr.com.br/
Observatório de Doenças e Agravos não Transmissíveis
O Observatório de Doenças e Agravos Não Transmissíveis é um grupo constituído por pesquisadores da área da Saúde Coletiva. Possui o objetivo de desenvolver estudos sobre a morbimortalidade por DANT e seus fatores de risco visando contribuir para o avanço científico na temática, a formação de recursos humanos em saúde qualificados para a análise destas questões e, em última instância, apoiar ações de saúde pública no país. Destaca-se que o grupo conta com projetos de pesquisas financiados com recursos oriundos de diversas fontes, como Fundo Nacional de Saúde, CNPq e FAPEMIG. As análises realizadas pelo grupo são objeto de diversas publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais de alto impacto e em livros.
Líder do grupo: Profa. Déborah Carvalho Malta
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/368550
Instagram do grupo de pequisa: @obdant.ufmg
Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS)
O GEPPAAS desenvolve pesquisas para avaliar tendências de curto e longo prazo do consumo alimentar e do estado nutricional da população e investigar a relação entre aspectos do ambiente alimentar e o consumo alimentar e estado nutricional de grupos populacionais. O grupo trabalha em colaboração com professores do Departamento de Nutrição da UFMG, da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). As suas principais atividades envolvem a sistematização de encontros de estudo para discussão e fortalecimento das pesquisas na área de ambiente alimentar, além da formação de parcerias com Universidades e Instituições Brasileiras e Internacionais para condução de estudos.
Líder do grupo: Profa. Larisa Loures Mendes
Professores do PPGSP-UFMG que também atuam no grupo: Prof. Rafael Moreira Claro
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/258886
Instagram do grupo de pequisa: @geppaasufmg
Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG)
O Grupo de Pesquisas de Intervenções em Nutrição (GIN/UFMG), criado em 2009, destaca-se por apresentar características multidisciplinares, envolvendo pesquisadores com interesse na área nutricional. As pesquisas financiadas desenvolvidas pelo GIN/UFMG apresentam divulgação dos resultados em publicações indexadas, eventos nacionais e internacionais. Além disso, os pesquisadores participam de relevantes atividades de ensino e extensão na área de Nutrição com foco na alimentação saudável em parcerias diversas como a Prefeitura Municipal de Saúde de Belo Horizonte – Minas Gerais, o Ministério da Saúde e a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).
Líder do grupo: Profa. Aline Cristine Souza Lopes
Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7942386054725967
Instagram do grupo de pequisa: @gin.ufmg
Grupo de Pesquisa Redes Assistenciais, Desigualdades Sociais e Atenção Primária à Saúde
Grupo de Pesquisa Redes Assistenciais, Desigualdades sociais e Atenção Primária à Saúde (APS) é formado por pesquisadores, estudantes e profissionais vinculados ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da UFMG. Liderado por Alaneir de Fátima dos Santos e Antônio Thomaz da Matta Machado, o grupo realiza pesquisas nas áreas de Ciência da Saúde e Saúde Coletiva e participa da Rede Nacional de Pesquisas de APS da Abrasco. Atualmente, desenvolve estudos envolvendo a avaliação da APS, a estruturação das redes assistenciais do SUS, a melhoria da qualidade e cobertura de serviços, as desigualdades sociais no acesso aos serviços, a incorporação de tecnologias de informação no Brasil e na América Latina, em colaboração com pesquisadores de diversos países latinos, além de estudos econômicos na área de APS.
Líderes do grupo: Profa. Alaneir de Fátima dos Santos e Prof. Antônio Thomaz da Matta Machado
Professores PPGSP-UFMG que também atuam no grupo: Profa. Alzira de Oliveira Jorge, Profa. Veneza Berenice de Oliveira, Profa. Elis Mina Seraya Borde e Profa.Eli Iola Gurgel Andrade.