Acesso interno

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGSP-UFMG), ao longo de seus 32 anos, destaca-se pela formação de pesquisadores e docentes que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da saúde coletiva no Brasil. Seus egressos são amplamente absorvidos por universidades, centros de pesquisa, secretarias estaduais e municipais de saúde e pelo Ministério da Saúde. A produção científica do programa aborda os principais problemas de saúde do país, considerando seus determinantes sociais, econômicos, culturais e biológicos, além de possuir um forte compromisso em fornecer evidências para subsidiar políticas públicas, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir desigualdades sociais em saúde. O programa mantém cooperação acadêmica e científica com diversas instituições nacionais e internacionais, enriquecendo suas investigações e produção científica.

Desde 2010, o PPGSP-UFMG é avaliado como um programa de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), recebendo Nota 6. Em 2022, o programa atingiu a nota máxima, 7, destacando-se como um dos melhores do país e alcançando um padrão internacional de qualidade. Essa conquista reforça a importância, relevância e impacto do PPGSP-UFMG na formação de profissionais altamente qualificados e na produção de conhecimento científico de fronteira, contribuindo de maneira significativa para a saúde pública no Brasil.

Missão

A missão do PPGSP-UFMG é gerar e difundir conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos, destacando-se pela excelência na formação de profissionais comprometidos com a saúde das populações, a consolidação do SUS e a redução das desigualdades em saúde.

Objetivos

O compromisso do PPGSP-UFMG com a formação de docentes, pesquisadores e profissionais críticos, éticos e de excelência são expressos em seus objetivos: 

  1. Produzir e disseminar conhecimento e evidências voltados para o avanço científico, social e tecnológico; 
  2. Desenvolver e aplicar recursos teóricos e metodológicos para ampliar a compreensão dos determinantes do processo saúde-doença na perspectiva da saúde coletiva; 
  3. Propor e subsidiar políticas públicas visando a melhoria das condições de vida das coletividades, redução das desigualdades em saúde e consolidação do SUS; 
  4.  Contribuir para aprimorar a formação de novos discentes nas diversas áreas da saúde.