Acesso interno

Saúde Pública

Matriz Curricular

Disciplinas Nucleares

  1. As disciplinas nucleares, classificadas em obrigatórias ou recomendadas, configuram o núcleo básico de disciplina teóricas, metodológicas e instrumentais preconizadas para o conjunto dos alunos.

Disciplinas Nucleares Obrigatórias

Carga Horária: 60 horas, Número de Créditos: 4

EMENTA: História e conceito em saúde pública. Estado e política social: a política de saúde. Processo de saúde e doença e serviços de saúde. Processo de saúde e doença indivíduo e população. Determinação social de saúde. Modelos de atenção à saúde. História da política de saúde no Brasil. Contexto e conjuntura atual da saúde no Brasil.

Mais informações: MPS930 – Fundamentos em Saúde Pública

Carga Horária: 75 horas, Número de Créditos: 5

EMENTA: Conceitos básicos em epidemiologia. Aspectos históricos. Epidemiologia de doenças infecciosas. História natural da doença. Investigação de epidemias. Estudos descritivos e medidas de mortalidade e morbidade. Qualidade das informações em epidemiologia: validade e confiabilidade. Introdução aos estudos analíticos: estudos experimentais. Estudos observacionais: estudos de coorte, estudos caso-controle (caso-referência), estudos transversais, estudos ecológicos. Magnitude de associações em epidemiologia: risco relativo, oddsratio, risco atribuível. Bias em estudos epidemiológicos. Confusão entre determinantes. Interação entre determinantes. Conceitos de causalidade e Inferência em epidemiologia.

Mais informações: MPS908 – Princípios Epidemiologia

Disciplinas Nucleares Recomendadas

“Apresentação dos objetivos, normas, grade curricular, linhas de pesquisa e grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da UFMG. Processo de formação do pós-graduando: matriz curricular, disciplinas eletivas, bolsa, estágio docente, doutorado sanduíche, participação em eventos, cursos complementares e outras atividades complementares relevantes. Discussão de temas atuais e relevantes para a Saúde Pública considerando o contexto social e político. Apresentação de experiências exitosas de egressos do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. Apresentação de qualificações e defesas de alunos Pós-graduação em Saúde Pública da UFMG.”

Arquivo: EMENTA -MPS 928 INTRODUCAO A SAUDE PUBLICA

“Construção do Estado de Bem-Estar Social nos países centrais e as contradições nos países de capitalismo tardio. Reformas do Estado: principais marcos. Sistemas universais de saúde. Avaliação da implementação de políticas de saúde no Brasil. Desafios e perspectivas da construção do SUS”.

Arquivo: EMENTA_MPS 927 POLITICA DE SAUDE E ESTADO

Carga horária: 30 horas, Número de Créditos: 2

Conceptual framework for health and employment relationships. Changes to the labour market landscape. Employment arrangements and ill health. Determinants of health inequalities. Research findings on (1) working conditions and cardiovascular risk factors, and (2) job insecurity and psychosocial working conditions.

Mais informações:  Ementa MPS 932 – Trabalho, ocupação e saúde

Carga Horária: 45 horas, Número de Créditos: 3

EMENTA: Elaboração de projetos investigativos no campo da saúde pública. Ciência moderna e pós-moderna. Métodos e metodologia científica. Abordagens qualitativas e quantitativas. Revisão e normalização bibliográfica.

Mais informações: MPS técnicas projeto

Carga Horária: 60 horas, Número de Créditos: 4

EMENTA: Conceitos básicos de Estatística. Planejamento de estudos na área da saúde. Análise descritiva de dados. Probabilidade e aplicações. Modelos probabilísticos e aplicações. Inferência estatística. Testes de significância para comparar dois grupos. Intervalos de confiança para comparar dois grupos. Noções sobre técnicas estatísticas extensivamente usadas na área da saúde.

Mais informações: EST814 – Principios de Bioestatística

Carga Horária: 45 horas Número de Créditos: 3

EMENTA: Demografia do envelhecimento. Políticas e diretrizes internacionais e nacionais sobre o envelhecimento.
Envelhecimento saudável. Estudos epidemiológicos na população com 50 anos e mais. Desfechos biológicos,
funcionais e sociais no estudo do envelhecimento.

Arquivo: clique aqui

Disciplinas Complementares

2) Disciplinas complementares tratam dos conteúdos instrumentais e dos conteúdos avançados, sendo recomendadas de acordo com a linha de pesquisa e do plano de trabalho estabelecido pelo orientador do trabalho do aluno

Disciplinas Complementares – Conteúdos Instrumentais

Carga Horária: 30 horas, Número de Créditos: 2

EMENTA: Normas universalmente adotadas para a publicação de artigos no modelo IMRD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão). Linguagem científica. Escolha da revista/periódico: linha editorial e orientações específicas. Audiência/público do artigo. Introdução: objetivo, estruturação e referências. Métodos: tipo de estudo, população, variáveis do estudo e análise de dados. Resultados: tabelas, figuras e quadros, linguagem, redação dos resultados. Discussão: ordenação do conteúdo, uso da literatura existente, limites e implicações práticas dos resultados. Resumo: importância e conteúdo. Título do artigo: como estruturar e tamanho. Critérios de autoria. Carta para o editor. Conceito de plágio. Revisão por pares: o que é e como funciona o processo. Técnica de elaboração de pareceres.

Mais informações: MPS925 – Introdução à redação de artigos científicos

Carga Horária: 30 horas, Número de Créditos: 2

EMENTA: Estrutura de um artigo científico no modelo IMRD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão). Etapas envolvidas na redação de um artigo científico. Processo de revisão por pares. Oficina de redação de objetivos e hipóteses. Oficina de redação da introdução. Oficina de redação da metodologia. Oficina de redação dos resultados. Oficina de redação da discussão. Oficina de redação do resumo e título

Mais informações: MPS 926 – Oficina de Artigos Científicos

Carga Horária: 30 horas, Número de Créditos: 2

EMENTA: A disciplina visa evidenciar os aspectos conceituais, históricos e metodológicos da avaliação dos serviços de saúde; discutir o processo de institucionalização de avaliação de intervenções, no Brasil e no mundo; além de apresentar pesquisas avaliativas, aspectos metodológicos, sua contribuição na construção de evidências para a efetividade de políticas públicas.

Mais informações: MPS857_Aplicacao Metodo Epidemiologico em Servicos de Saude

Disciplinas Complementares – Conteúdos Avançados

Carga Horária: 75 horas, Número de Créditos: 5

EMENTA: Aprofundar os conceitos fundamentais em epidemiologia: abordagem de populacional, medidas de ocorrência, medidas de associação, causalidade e inferência causal, precisão e validade, viés, confusão, mediação e interação. Planejamento de estudos epidemiológicos: controle de qualidade de dados em estudos epidemiológicos. Estudos transversais: implementação, principais fontes de viés, estratégias de análise e interpretação de resultados. Estudos caso-controle: tipos, seleção de casos e controles, principais fontes de viés, pareamento, estratégias de análise e interpretação de resultados. Estudos de coorte: tipos, mensuração da exposição e evento, principais fontes de viés, estratégias de análise e interpretação de resultados. Estudos de intervenção: tipos de estudos de intervenção, estratégias de desenho e análise. Modelos de ajustamento não-multivariado e multivariado.

Maiores Informações: MPS807 – METODOS EM EPIDEMIOLOGIA

Carga Horária: 75 horas, Número de Créditos: 5

 

EMENTA:O Papel da Estatística na Área da Saúde e Programa R. Teste t e ANOVA. Modelo de Regressão Linear. Tabelas de Contingencia e Teste de Mantel-Haenszel. Modelo de Regressão Logística. Análise de Sobrevivência: Kaplan-Meier. Análise de Sobrevivência: Modelos Paramétrico e de Cox. Modelo de Poisson.

Mais informações: EST815 – Metodos estatísticos avancados em epidemiologia

Carga Horária: 30 horas, Número de Créditos: 2

EMENTA: Estrutura básica de inquéritos ocupacionais. Estudos baseados em dados secundários. Estudo baseados em dados primários. Construção das variáveis em inquéritos que examinam a situação de saúde dos trabalhadores.

Mais informações: MPS 842 Análise do TrabalhoMPS

Disciplinas Integradoras

3) Disciplinas integradoras, dizem respeito à formação aberta com oferta de conteúdos teóricos e metodológicos adicionais. Por meio dessas disciplinas o Programa possibilitou a ampliação da oferta de disciplinas com conteúdo instrumentais inovadores envolvendo a participação dos Residentes Pós-doutorais do programa e de professores estrangeiros.