Acesso interno

Saúde Pública

Grupos de Pesquisa

(Fonte: diretórios dos grupos de pesquisa no CNPQ)

Condições de Trabalho e Saúde

Recentemente, foram investigadas as condições de trabalho no setor público de saúde, nas escolas do ensino fundamental, no setor judiciário e no setor do transporte coletivo urbano. Tais produtos contribuem para a elaboração de políticas de recursos humanos em saúde no âmbito do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana de Saúde, e para responder às demandas de insumos para as ações tanto do Ministério Público do Trabalho quanto dos sindicatos no tocante à intervenção em ambientes dos serviços públicos municipais e federais. Cursos de atualização são ofertados em parcerias com as instituições citadas no tema Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores. Localmente, foram oferecidos cursos para os funcionários da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Em âmbito nacional, para funcionário do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e para gestores do SUS.

Líder(es) do grupo:Ada Ávila Assunção

Telefone de contato: +55 31 3409-9112

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5391194886012562

 

Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde (GPES)

O GPES da Universidade Federal de Minas Gerais é composto por professores, profissionais e acadêmicos das áreas da Saúde (Medicina e Farmácia), Economia e Direito. Trabalha numa perspectiva interinstitucional e multidisciplinar, desenvolvendo estudos e pesquisas capazes de subsidiar o processo de tomada de decisão e alocação de equitativa dos recursos na gestão do sistema e serviços de saúde. PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO 1. Desenvolvimento e implementação de base de dados do centro nacional de informações em C&T e Economia da Saúde. Apoio Ministério da Saúde/ Department for Internacional Developmentof United Kingdon. 2. Avaliação Econômica e Epidemiológica das Terapias Renais Substitutivas – TRS no Brasil. Parceria com Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde SAS. Financiamento Fundo Nacional de Saúde. 3. Desenvolvimento científico e tecnológico em ressonância magnética (RM): uma análise da evolução do conhecimento, da difusão e incorporação dessa tecnologia no Brasil. Apoio CNPq; 4. Avaliação farmacoeconômica e epidemiológica do Programa de Medicamentos Excepcionais, Brasil 2000-2004; 5. Equidade no acesso e utilização de procedimentos de alta complexidade/custo no SUS-Brasil: avaliação dos transplantes renais. Apoio CNPq; 6. Avaliação da linha do cuidado dos pacientes em Terapia Renal Substitutiva no SUS de Belo Horizonte. Apoio FAPEMIG 7. Judicialização em Saúde: Impacto das ações judiciais na política nacional de assistência farmacêutica: gestão da clínica e medicalização da justiça. Apoio CNPq; 8. A avaliação de cobertura, acesso e qualidade da Assistência Farmacêutica, garantidos pelas decisões judiciais em Minas Gerais. Apoio FAPEMIG. 9.Avaliação da efetividade e segurança de anticorpos monoclonais adalimumabe, etanercepte, infliximabe e rituximabe utilizados no tratamento da artrite reumatóide, artrite psoriática e espondilite anquilosante, Brasil e Minas Gerais. Apoio CNPq
10. Avaliação da qualidade da Atenção Primária em Saúde no Brasil. Apoio Ministério da Saúde.

Líder(es) do grupo:Eli Iola Gurgel Andrade  e Mariangela Leal Cherchiglia

Telefone de contato: +55 3409-9689

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3532419271030305

 

Grupo de Pesquisa em Doenças Crônicas e Ocupacionais (GERMINAL)

O GERMINAL agrega pesquisadores com experiências acadêmicas e científicas em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), de universidades brasileiras e estrangeiras. A produção científica nas áreas de: 1) Epidemiologia das DCNT, em particular das doenças cardiovasculares e diabetes, 2) envelhecimento e saúde 3) determinantes sociais em saúde e 4) fármaco-epidemiologia. A produção do grupo tem contribuído para a saúde públicos do país em diversas áreas. No campo das doenças crônicas, o grupo está inserido na coordenação do projeto ELSA – Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto – um estudo multicêntrico em seis capitais brasileiras. O ELSA iniciou em 2008 com o objetivo principal de investigar os fatores de risco distais e proximais para as DCNT no país, sendo financiado, principalmente, pelos Ministério da Saúde e da Ciência e Tecnologia. Além disso os pesquisadores desenvolvem projetos e estudos com bases de dados nacionais como a PENSE, a PNAD, o SIM, a PNS e a AIH, entre outras.

Líder(es) do grupo:Sandhi Maria Barreto

Telefone de contato: +55 31 3409-9140

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3349110821213118

 

Grupo de Pesquisas em Epidemiologia e Avaliação em Saúde (GPEAS)

O GPEAS congrega profissionais com características multidisciplinares que atuam em diferentes departamentos e unidades da UFMG (Medicina, Farmácia, Enfermagem e Estatística) bem como de instituições externas à mesma no pais e instituições internacionais, como o Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) of Washington University, Tulane University, Queensland University e Melbourne University. Tem como principal interesse de pesquisa análises de situação de saúde e avaliação de serviços de saúde. Conduz projetos de pesquisa que visam a avaliação de iniciativas para melhoria da informação mortalidade no Brasil.

Líder(es) do grupo: Elisabeth Barboza França

Telefone de contato: +55 31 3409-9109

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1234584112448919

 

Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE)/FIOCRUZ

O NESPE é um grupo de pesquisa constituído por pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação Oswaldo Cruz que desenvolve pesquisas em saúde pública, com ênfase em saúde do idoso. Os principais projetos do grupo são a Coorte de Idosos de Bambuí, EPIGEN-Brasil – Epidemiologia genômica de doenças complexas em coortes brasileiras de base populacional e ELSI-Brasil – Estudo longitudinal da saúde dos idosos brasileiros.  

Líder(es) do grupo: Maria Fernanda Furtado de Lima e Costa

Telefone de contato: +55 31 3409 – 9102

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0183988786273813

 

Grupo de Pesquisas em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana – UFMG

O Grupo de Pesquisas em Epidemiologia foi criado em 1986 e em 2002 agregou-se a ele o Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH). É um grupo com características multidisciplinares, envolvendo pesquisadores de várias instituições e departamentos da UFMG e gestores da Secretaria Municipal de Saúde de BH (SMSA). Sua missão é produzir conhecimentos sobre saúde urbana e seus determinantes para subsidiar políticas públicas, que impactem na redução das iniquidades intra-urbanas, e qualificar profissionais para atuar na área. Por meio da pesquisa científica, seus estudos objetivam a compreensão das condições sociais e ambientais da vida urbana para a implementação de estratégias específicas de intervenção e de políticas públicas, fornecendo bases empíricas para avaliar quais intervenções urbanas funcionam melhor em contextos específicos. Desde sua criação, está diretamente ligado à Pós-graduação, (Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, Mestrado, Doutorado) e tem oferecido cursos em parceria com instituições internacionais e nacionais. Ainda, desenvolve atividades de pesquisa e ensino em estreita parceria com diversas instituições públicas de saúde no país. Atualmente é Centro Colaborador do Ministério da Saúde e da OPAS, além das efetivas parcerias com a SMSA-BH, com a FIOCRUZ (BH e RJ), com a BHTrans, e com o Observatório do Milênio de BH. Entre os parceiros internacionais, destacam-se a University of Michigan, a Drexel University (School of Public Health) e o Centre for Health Development da OMS em Kobe (WHO/Kobe Centre).

Líder(es) do grupo: Waleska Teixeira Caiaffa

Telefone de contato:+ 55 31 3409 – 9100

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7120374693763613

Grupo de Estudos Rede GBD – Brasil

O Grupo de Estudos conduz o estudo Carga Global de Doenças no Brasil desde 2017, dando seguimento ao estudo Carga Global de Doenças no Brasil-2014-2016. Fruto da colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil e o Institute of Health Metrics and Evaluation/University of Washington este produz estimativas para indicadores de morbidade e mortalidade, fornece medida da carga global de doença amplamente utilizada na literatura mundial, visando comparabilidade internacional da carga de doença no país. O grupo tem realizado inúmeras publicações, em revistas internacionais, como Lancet, Nature, Plos One.

Líder(es) do grupo: Déborah Carvalho Malta
Telefone de contato: +55 31 3409-9871

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1237111578583969

Observatório de Doenças e Agravos não Transmissíveis

O Observatório Brasileiro de Doenças e Agravos Não Transmissíveis é um grupo constituído de pesquisadores da área da Saúde Coletiva com o objetivo de desenvolver estudos sobre a mortalidade e morbidade por doenças e agravos não transmissíveis (DANT) e seus fatores de risco para subsidiar ações de saúde pública no país. Conta com projetos de pesquisas financiados com recursos oriundos do Ministério da Saúde, CNPq e FAPEMIG e com diversas publicações em periódicos internacionais e nacionais de alto impacto no tema. Salienta-se ainda o lançamento dos resultados de laboratório da Pesquisa Nacional de Saúde e análises de resultados laboratoriais.

Líder(es) do grupo: Déborah Carvalho Malta
Telefone de contato: +55 31 3409-9871

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5961652684043490

Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde  (GEPPAAS)

O GEPPAASdesenvolve pesquisas para avaliar tendências de curto e longo prazo do consumo alimentar e do estado nutricional da população e investigar a relação entre aspectos do ambiente alimentar e o consumo alimentar e estado nutricional de grupos populacionais. O grupo trabalha em colaboração com professores do Departamento de Nutrição da UFMG, da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Líder(es) do grupo: Larisa Loures Mendes

Telefone de contato: +55 31 3409-8038

Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2038120630543092